Notícias

Evento organizado pelo Race.id amplia o debate sobre equidade, integralidade e políticas públicas voltadas à promoção da saúde da população negra

O Grupo de Pesquisa em Saúde da População Negra (Race.ID), coordenado pela Profa. Dra. Ana Claudia Germani, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, e pelo Dr. Júlio Cesar de Oliveira, médico assistente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e do Hospital das Clínicas da FMUSP e coordenador do Centro Perioperatório do HCFMUSP, realizou, nos dias 10 e 11 de outubro de 2025, o III Simpósio de Pesquisa em Saúde da População Negra, no Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e transmitido pelo YouTube.

Nesta edição, o evento teve o objetivo de discutir avanços, desafios e estratégias para o fortalecimento da produção científica voltada à promoção da saúde e da justiça racial. A programação foi estruturada em três eixos — Integralidade e Participação Social; Equidade e Universalidade; e Avanços na Saúde da População Negra — e contou com a participação de 200 pessoas presencialmente, reunindo estudantes, trabalhadores da saúde, docentes, pesquisadores e representantes de instituições de ensino e do poder público.


O primeiro dia contou com as mesas: “Modos de Pesquisar”, “Desafios e Boas Práticas na Coleta de Dados de Raça/Cor: Garantindo Precisão e Inclusão” e “Efeitos do Branqueamento no Campo da Saúde”, que contou com a participação da Profa. Dra. Cida Bento, referência nacional nos estudos sobre branquitude e desigualdades raciais.  As discussões abordaram desde as epistemologias negras até a importância de metodologias participativas e da representatividade nos estudos populacionais.

Ainda no primeiro dia, a Profa. Dra. Maria Inês S. Barbosa ministrou a conferência “Nossos passos vêm de longe – A construção da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”, reforçando o compromisso da universidade com a memória e a continuidade das lutas por equidade racial no SUS.

No segundo dia, a mesa “Racismo, não raça!”, contou com a participação das pesquisadoras Jourdyn Lawrence, Sharelle Barber ambas da Drexel University, Abna Vieira do ICESP e Janaina Calu da Faculdade de Saúde Pública da USP.

 O Prof. Dr. Luís Eduardo Batista encerrou a programação científica com o tema “Avanços e Desafios na Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”, trazendo reflexões sobre os caminhos institucionais e comunitários para o fortalecimento das pesquisas e ações antirracistas na saúde.

A programação contou com duas atividades culturais. Na sexta, a Batalha de Slam com McNalai, PH Santos e FHRap trouxe poesia e reflexão. No sábado, a performance de ballroom com a Casa Mandacaru marcou a potência dos corpos negros e ancestralidade em movimento.

A gravação da 2ª e 3ª edições estão disponíveis no canal do Youtube.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Telefone: (11) 3061-7694 | E-mail: imprensa@fm.usp.br