Ainda no primeiro dia, a Profa. Dra. Maria Inês S. Barbosa ministrou a conferência “Nossos passos vêm de longe – A construção da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”, reforçando o compromisso da universidade com a memória e a continuidade das lutas por equidade racial no SUS.
No segundo dia, a mesa “Racismo, não raça!”, contou com a participação das pesquisadoras Jourdyn Lawrence, Sharelle Barber ambas da Drexel University, Abna Vieira do ICESP e Janaina Calu da Faculdade de Saúde Pública da USP.
O Prof. Dr. Luís Eduardo Batista encerrou a programação científica com o tema “Avanços e Desafios na Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”, trazendo reflexões sobre os caminhos institucionais e comunitários para o fortalecimento das pesquisas e ações antirracistas na saúde.
A programação contou com duas atividades culturais. Na sexta, a Batalha de Slam com McNalai, PH Santos e FHRap trouxe poesia e reflexão. No sábado, a performance de ballroom com a Casa Mandacaru marcou a potência dos corpos negros e ancestralidade em movimento.
A gravação da 2ª e 3ª edições estão disponíveis no canal do Youtube.