Mais de 48% dos novos alunos de 2021 cursaram Ensino Médio integral em escolas públicas

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) iniciou a Semana de Recepção aos Calouros, ontem, dia 18 de abril de 2021, em formato on-line, devido à pandemia da Covid-19, e com alguns dias de diferença do início do ano letivo da USP, para que o acolhimento pudesse ser realizado com a participação de todos os novos alunos e alunas, que ingressaram tanto pelo vestibular FUVEST, quanto pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

No primeiro contato dos calouros com a FMUSP, as boas-vindas foram feitas pelo Diretor Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, que em nome dos professores, funcionários e alunos da Instituição parabenizou os novos estudantes pela conquista e mudança de fase de vida em se tornarem universitários. “Vocês estão entrando, não apenas da Faculdade de Medicina, mas em um novo mundo com infinitas possibilidades que a Universidade oferece. Em ensino, podem cursar cadeiras básicas em outras unidades e há a possibilidade de participação em intercâmbios no exterior. Na área de pesquisa, temos mais de 60 laboratórios ativos e mais de 200 grupos de pesquisadores, além de várias ligas acadêmicas. Em assistência, temos desde a atenção primária até a quaternária, com atividades em Unidades Básicas de Saúde, no complexo do Hospital das Clínicas, no Hospital Universitário e outros. Além de Inovação, que são as principais frentes que atuamos para a transferência de conhecimentos e permeiam todos os cursos da FMUSP: Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. A partir do próximo ano, vamos oferecer também o curso de Física Médica”, afirmou o Prof. Tarcisio E. P. Barros Filho.

O Presidente da Comissão de Graduação, Prof. Milton de Arruda Martins, ressaltou a formação técnica de qualidade, ética, humana, honesta, que respeita os direitos humanos e a responsabilidade social que a FMUSP promove. “Estamos muito felizes com a pluralidade de alunos ingressantes neste ano, com diferenças geográficas, sociais, de orientação sexual e origens raciais. Na admissão tivemos mais de 48% de pessoas que cursaram o Ensino Médio completo em escolas públicas e o número de matriculados por cotas sociais e raciais autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) aumentou, foi maior que 50% das vagas disponíveis. Diante disso, vamos contribuir para uma sociedade diversa”, disse o Prof. Milton de Arruda.

Participaram também da solenidade, a Profa. Naomi Kondo Nakagawa, Vice-Presidente da Comissão de Graduação e Coordenadora do curso de Fisioterapia, a Profa. Alessandra Giannella Samelli, Coordenadora do curso de Fonoaudiologia, e a Profa. Talita Naiara Rossi da Silva, Coordenadora do curso de Terapia Ocupacional. Além dos alunos Marco Antônio Mello, Presidente do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC), Barbara Silveira Dionizio Silva, Presidente do Centro Acadêmico Arnaldo Vieira de Carvalho (CAAVC) e Matheus Rodrigues, Presidente da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC).

A Profa. Talita Rossi deixou uma mensagem inspiradora aos novatos: “desejo que vocês tenham muita coragem nesse momento de pandemia e ao longo da jornada, em todos os desafios, da Graduação. Reconheçam e comemorem cada conquista nesse percurso, a começar pelo ingresso na Faculdade de Medicina da USP”.

O Prof. Tarcisio enfatizou em seu discurso a responsabilidade do universitário em uma instituição de ensino pública, “a FMUSP não é gratuita, nós mesmos, cidadãos que pagamos impostos, contribuímos. Então, cada um de vocês têm o compromisso de se tornar o melhor profissional que puderem e que no futuro possam retribuir para a sociedade”. O Prof. Tarcisio ainda complementou: “aproveitem muito todas as oportunidades que a Faculdade de Medicina proporciona e aprendam a conviver em equipe, porque em saúde os trabalhados são feitos por equipes multiprofissionais”.

Para os novos alunos, um ambiente virtual especial foi preparado e nomeado de Espaço do Calouro. A proposta é que ele sirva como um guia para acesso aos principais assuntos de interesse neste momento de ingresso. O acesso está disponível a um clique da página inicial do portal da FMUSP, ou pelo link https://fm.usp.br/fmusp/home/espaco-do-calouro.

A programação da Semana de Recepção aos Calouros 2021 da Faculdade de Medicina da USP se estende até o próximo domingo, 25/04, com palestras, interação com professores e gestores, bate-papos com veteranos, conversa com os pais, apresentações das entidades acadêmicas e muito mais. O objetivo é proporcionar um acolhimento integrado e mais próximo, alinhado com o tema principal de recepção da Universidade “A USP transforma você transforma a USP”.

Prof. Tarcisio E. P. Barros Filho, diretor da FMUSP
Prof. Milton de Arruda, presidente da Comissão de Graduação