Notícias

Mais de 160 adolescentes visitaram a Faculdade.

No ano em que celebra 10 anos de atividade, o Programa Jovem Doutor promoveu, nos dias 16 e 23 de outubro, mais uma ação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A visita à FMUSP, parte do encerramento do curso após três anos, contou com a presença de 105 alunos no primeiro dia e 60 no segundo.

Durante a programação, os adolescentes foram recepcionados no auditório do Instituto Oscar Freire (IOF) e tiveram a oportunidade de conhecer diversas áreas da Faculdade, como a Disciplina de Telemedicina e o Laboratório de Habilidades (LabHab). "O Santos Jovem Doutor é um dos programas sociais mais importantes, pois estamos há uma década atuando ininterruptamente e recebendo alunos do Fundamental II para conhecer a FMUSP. Esta iniciativa representa um marco emocional significativo, especialmente para os estudantes de regiões humildes. Essa data especial foi celebrada com a apresentação de um documentário de 60 minutos em um cinema da cidade", afirmou o Prof. Dr. Chao Lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina.

Criado para promover o aprendizado sobre saúde por meio de educação vivencial e criativa, o programa é voltado para estudantes de escolas municipais de áreas mais humildes de Santos, incentivando o interesse pela área da saúde e a continuidade dos estudos. Anualmente, o programa envolve cerca de 520 alunos do Ensino Fundamental II, divididos em 16 escolas, com a participação de 28 professores. Santos é a única cidade do país a ter uma estação de Telesaúde de Bem-estar implantada em uma escola municipal, funcionando como um espaço de ciência e para atendimentos.

O Jovem Doutor é parte da ação inovadora da FMUSP, em convergência com a Lei Federal 14.681, que institui a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação. Seis alunos da Faculdade de Medicina atuaram como Anfitriões Juniores durante a visita, recebendo os estudantes de Santos. A iniciativa é parte de uma estratégia de curricularização da extensão universitária, visando levar os estudantes a conhecer melhor a atenção primária em parceria com o ensino básico de Santos, com potencial para ser ampliada em nível nacional.