A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) foi contemplada na Chamada Finep de Centros Temáticos, iniciativa nacional que investiu quase R$ 500 milhões em projetos voltados à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico no país. Na área da Saúde, 56 propostas concorreram à seleção; apenas oito foram contempladas, e a FMUSP ficou 5º lugar, com o projeto Centro de Inovação, Pesquisa e Ensino em Cirurgia Robótica e Simulação para o SUS (CIPERS), que implementará um espaço de referência voltado à formação e à pesquisa em técnicas cirúrgicas de alta complexidade.
De caráter interdepartamental, o projeto reúne, de forma inédita, os quatro Departamentos Cirúrgicos da Faculdade e é coordenado pelos professores doutores Antonio E. Zerati, Edmund C. Baracat, Everson L. A. Artifon, José P. Otoch, Luiz Paulo Kowalski, Nivaldo Alonso, Paulo Herman, Paulo Pêgo Fernandes, Ulysses Ribeiro Jr., William C. Nahas.
Com recursos de R$ 14.987.256,51, o financiamento será liberado em até 45 dias e executado ao longo de três anos, contemplando 13 projetos de ensino voltados à inovação em procedimentos cirúrgicos. Todas as atividades serão realizadas nas dependências do Centro de Treinamento em Procedimentos Minimamente Invasivos (PROMIN), que sediará a nova estrutura do centro.
Entre as iniciativas previstas estão o ensino de procedimentos cirúrgicos por robótica, incluindo transplante de útero, cirurgia de prostatectomia, cirurgia hepática, de hérnia, torácica, gástrica, plástica, vascular e de cabeça e pescoço. O projeto também contempla o ROBOFERT, procedimento ginecológico de fertilização assistida desenvolvido com tecnologia robótica. Além disso, serão realizados projetos voltados ao ensino na graduação, pós-graduação e extensão universitária, com foco na formação prática e especializada em técnicas robóticas.
O CIPERS incluirá ainda ações de telementoria robótica, com o objetivo de ampliar o ensino especializado e o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em parceria com outras instituições de ensino, a FMUSP pretende consolidar-se como um hub nacional de capacitação em cirurgia robótica, promovendo a disseminação de conhecimento e o aprimoramento técnico em todo o país.
“Essa conquista representa o reconhecimento da competência técnica e da capacidade de articulação da FMUSP em projetos de alto impacto. O investimento da Finep permitirá ampliar o alcance do ensino e da pesquisa na área cirúrgica, com impacto direto no SUS e na formação de profissionais cada vez mais capacitados para lidar com tecnologias de ponta”, afirma o Prof. Dr. Paulo Pêgo Fernandes, vice-diretor da FMUSP e um dos coordenadores do projeto.