Recursos financeiros da ordem de R$ 4 milhões, através de emenda parlamentar, foram destinados ao Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) pelo Senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). O anúncio oficial foi feito no dia 17 de março de 2023, durante sua visita à FMUSP, Instituto Central (ICHC) e Instituto do Coração (InCor).
Ele esclareceu que as emendas serão destinadas através do ex-Senador José Serra, que antes ocupava a atual cadeira do Senador Marcos Pontes. Os R$ 4 milhões serão aplicados em pesquisa e aquisição de equipamentos para assistência à saúde.
Na FMUSP
Na Sala da Congregação da FMUSP, o Senador foi recepcionado pela Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, que presidiu a reunião em mesa solene.
A Profa. Eloisa destacou o papel da Instituição na área de ensino, pesquisa, inovação e saúde digital. O Engº. Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP, apresentou um balanço de atividades desenvolvidas com aplicação de tecnologia em saúde.
Também participaram da mesa solene o Prof. Paulo M. Pêgo Fernandes, Vice-Diretor da FMUSP e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP; o Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Vice-Diretor-Presidente da Fundação Faculdade de Medicina; o Dr. Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, Presidente da Fundação Zerbini; e o Prof. Marcelo Morales, Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (de Brasília, Distrito Federal) e Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O Senador Marcos Pontes disse que a destinação de recursos financeiros é fundamental para a população em busca de assistência à saúde e para o avanço da pesquisa, destacando que a FMUSP e o HCFMUSP são instituições reconhecidas internacionalmente.
Visita ao Complexo HCFMUSP
Depois da solenidade na Faculdade de Medicina, o Senador visitou o Instituto Central do HCFMUSP, percorrendo novas instalações de salas cirúrgicas do Centro Cirúrgico localizado no Prédio dos Ambulatórios. Em seguida, conheceu a UTI do Trauma na Unidade de Emergência Referenciada.
A visita prosseguiu no InCor do HCFMUSP, onde manteve encontro com Professores Titulares no Conselho Diretor daquele Instituto. Depois, acompanhou os trabalhos na Sala de Comando da Teleconferência Cirúrgica. No momento, uma cirurgia em andamento em São Luís, no Estado do Maranhão era monitorada pelos médicos do InCor, em São Paulo.