O Kids Save Lives Brasil (KSLB), projeto oferecido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), realizou, no dia 06 de maio de 2022, treinamento em ressuscitação cardiopulmonar para mais de 130 vestibulandos no cursinho Anglo, na unidade do Tamandaré, em São Paulo. A iniciativa faz parte da campanha mundial World Restart a Heart, dedicada à prática de suporte básico de vida.

“Todos os vestibulandos se mostraram muito interessados e comprometidos em aprender e ensinar outras pessoas em ressuscitação cardiopulmonar e uso do DEA [desfibrilador automático externo]”, diz a Profa. Naomi Kondo Nakagawa, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP e Coordenadora do KSLB.

Formado por professores, estudantes, pesquisadores e colaboradores da FMUSP, da Fundação Faculdade de Medicina (FFM) e outros voluntários, o Kids Save Lives Brasil é um projeto de inserção social que oferece orientações e treinamento prático para crianças, adolescentes e adultos, sobretudo da rede de ensino fundamental, médio e superior. O conhecimento abordado é sobre procedimentos de identificação e ações iniciais em situações de urgência como AVC agudo, parada cardiorrespiratória, engasgo, infarto agudo do miocárdio e afogamentos em ambientes não hospitalares.