No Congresso Brasileiro de Oftalmologia, o CBO 2019, foi realizada, no dia 7 de setembro, a quarta edição da Copa InterOftalmo do Conhecimento, uma das atividades com o objetivo de gerar estímulo, diversão e conhecimento entre os participantes.
O time da Universidade de São Paulo, composto pelos residentes (R3) Rodolfo Bonatti, Marcell Campos e Daniel Costa, conquistou o primeiro lugar, com 2.800 pontos. A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo ficou em segundo lugar e atingiu 1.600 pontos e a terceira colocada foi a Escola Paulista de Medicina, com 1.400 pontos.
Dividida em duas etapas, a atividade tem a participação de equipes com três alunos, cada, dos que fazem parte dos serviços de cursos de especialização credenciados pelo CBO. A plateia é motivada a participar da competição e essa integração com o público torna a atividade mais dinâmica.
A primeira fase, por ser eliminatória, demanda raciocínio rápido e domínio do tema abordado. Os competidores responder a perguntas sobre a especialidade numa sessão aberta ao público, incluindo todos os aspectos da Oftalmologia. As respostas e a participação da plateia acontecem por meio de um aplicativo interativo, e a análise das respostas será em tempo real, o que gera grande expectativa entre os participantes.
Da segunda fase participam apenas as equipes que conseguirem melhores resultados na primeira fase da competição. Nesta etapa, a agilidade, a identificação das respostas corretas e a disposição em responder são questões decisivas.
A Copa do CBO 2019 é uma das atividades do evento que gera aproximação entre os estudantes dos cursos credenciados CBO de todo o Brasil e visa ampliar os conhecimentos de forma lúdica e muito interativa.
O Congresso Brasileiro de Oftalmologia aconteceu entre os dias 4 a 7 de setembro, no Rio de Janeiro e a premiação da Copa InterOftalmo do Conhecimento foi um dos assuntos mais comentados.