O suicídio de três estudantes da USP nos últimos dois meses reforça a necessidade de apoio institucional às demandas de acolhimento social, suporte acadêmico, financeiro e cuidados com a saúde mental dos estudantes. Enquanto a reitoria atua através de programas destinados à comunidade acadêmica geral, muitas Unidades possuem organizações próprias de amparo, como é o caso do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

“O NAE acha importante expressar o pesar pelos falecimentos dos estudantes da USP, ocorridos recentemente”, diz a Profa. Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, e uma das coordenadoras do núcleo. “É preciso pensar juntos sobre formas de enfrentar o sofrimento individual e coletivo pelo qual estamos passando”, completa.

Entre os serviços oferecidos pelo NAE, o Acolhimento Integrado costuma realizar o primeiro atendimento, recebendo estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade acadêmica, com escuta qualificada dos relatos trazidos e acompanhamento individualizado. Já a Coordenação Social é responsável por apoiar os estudantes socioeconomicamente, incluindo avaliação e  monitoramento dos serviços e benefícios a eles disponíveis.

A Coordenação de Atenção à Saúde Mental é quem, primariamente, organiza e efetiva ações de apoio psicológico e médico-psiquiátrico. Essa atribuição se concretiza por meio de atendimentos oferecidos pelo Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno (GRAPAL) da FMUSP.

Qualquer membro da comunidade acadêmica, incluindo alunos, docentes e servidores técnicos e administrativos, pode procurar o NAE. A professora e coordenadora Ana Claudia ainda reforça: “Estamos aqui. Acreditamos no diálogo e no cultivo de relações que promovam saúde e pertencimento”.

O contato pode ser feito por e-mail (acolhimento.integrado@fm.usp.br) e presencialmente, na sala 2344, às 5a feiras, das 9h às 16h (esta escala é temporária até a chegada de novos profissionais do acolhimento). Todos os  serviços da Rede de Apoio ao Estudante da FMUSP podem ser conferidos em www.fm.usp.br/rede-apoio/portal/.