O estudo “Expression Profile of Markers for Targeted Therapy in Gastric Cancer Patients: HER-2, Microsatellite Instability and PD-L1”, feito por pesquisadores do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), foi um dos finalistas na 11ª edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, realizado no dia 05 de agosto de 2020.

A cerimônia, online, contou com a apresentação da jornalista Cláudia Colucci e as participações do Prof. Roger Chammas, Vice-Diretor da FMUSP, Coordenador do Centro de Investigação Translacional de Oncologia do Icesp e membro da comissão julgadora do prêmio, de Vinicius Mota, Secretário de Redação da Folha de S.Paulo e de alguns dos autores dos trabalhos laureados.

O Prêmio Octavio Frias de Oliveira é uma iniciativa do Grupo Folha em parceria com o Icesp. “Esta é uma atividade de reconhecimento da ciência feita em nosso país, que celebra a qualidade da pesquisa na área de câncer destacando pessoas, trabalhos e instituições”, afirma o Prof. Roger Chammas.

O trabalho condecorado do Icesp é o resultado do empenho de profissionais da assistência (cirurgia, oncologia clínica e patologia), que dedicam parte do seu tempo para a realização de projetos de pesquisa. "O estudo é impulsionado, principalmente, pela rotina de diagnóstico e tratamento do paciente com câncer gástrico, a partir das observações buscamos fundamentação e suporte teórico para as perguntas que são geradas através da pesquisa”, afirma Marina Alessandra Pereira, biomédica do Icesp e autora principal do estudo. “A temática do nosso estudo tem um foco maior voltado para a aplicação dos resultados à prática clínica, o que caracteriza a pesquisa translacional", complementa Marcus Fernando Kodama P. Ramos, médico do Icesp e colaborador do estudo.

Marina Pereira destaca que, “iniciativas como essa servem como ânimo a quem trabalha com pesquisa. Além disso, premiações desse porte tem um papel especial em divulgar a produção científica ao público no geral, uma vez que a sociedade não é familiarizada com a mentalidade científica e, muitas vezes, desconhece o alto nível dos estudos realizados no Brasil".

Confira todos os finalistas em: https://sites.google.com/hc.fm.usp.br/premiooctaviofrias/finalistas-2020?authuser=0