Premiação celebra o poder transformador da inovação
O professor do departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Dr. Marcelo Britto Passos Amato, foi homenageado na 6ª edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia, em Belo Horizonte. Vencedor na categoria Tecnologia, o docente foi reconhecido por suas inovações no desenvolvimento de instrumentos e monitores à beira-leito, que visam reduzir a mortalidade de pacientes intubados e melhorar os cuidados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Entre os avanços, está a criação do equipamento de Tomografia por Impedância Elétrica, que proporciona uma ventilação pulmonar protetora, não invasiva e livre de radiação ionizante.
O Prof. Amato é chefe da UTI Respiratória do INCOR e pesquisador responsável pelo Laboratório de Investigação Médica em Pneumologia Experimental (LIM-09). "Espero que este tomógrafo possa ajudar a avançar nosso conhecimento e mitigar o sofrimento de muitos pacientes. Para isso, continuarei precisando do trabalho em equipe e de instituições fantásticas como essa", afirmou.
O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia, promovido pela CBMM, empresa brasileira líder mundial na produção de produtos de Nióbio, visa valorizar o desenvolvimento científico no Brasil. "Estimular e promover a pesquisa brasileira é essencial para ampliarmos o papel do país como um agente de mudança, seja em escala nacional ou mundial", afirmou o CEO da CBMM, Ricardo Lima.
Além do professor da FMUSP, o Prof. Dr. Marcos Pimenta, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi premiado na categoria Ciência pelo trabalho no Laboratório Raman, dedicado a estudos de materiais que estão transformando a computação. O Prêmio CBMM oferece 500 mil reais a cada vencedor e reconhece iniciativas inovadoras em diversas áreas, como matemática, farmacologia, medicina e inteligência artificial. Os dois vencedores, escolhidos entre 2.448 inscritos em 2024, foram homenageados pelo legado e contribuição para o desenvolvimento em suas áreas de atuação.
Saiba mais sobre o prêmio acessando: www.premiocbmm.com.br