Titular da FMUSP integra a divisão de Ciências Médicas e da Saúde
Professor do departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, o Dr. Paulo Saldiva foi nomeado para a Academia Mundial de Ciências (TWAS, sigla em inglês). O docente e pesquisador faz parte do grupo de dez brasileiros eleitos novos membros, e compõe um time maior, de 74 membros, que irá assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025.
A convocação de novos fellows pela TWAS, a maior da história da Academia, visa promover a excelência em pesquisa científica e tecnológica, especialmente nos países em desenvolvimento, fortalecendo o impacto global das ciências, além de marcar um novo capítulo de cooperação e progresso científico.
Com uma carreira dedicada à pesquisa e políticas públicas, Prof. Dr. Paulo Saldiva é reconhecido nacional e internacionalmente por suas contribuições significativas à meteorologia e à saúde pública, incluindo melhorias nas previsões meteorológicas e os efeitos sobre a saúde humana, além dos estudos sobre a relação entre COVID-19, clima e poluição. Sua atuação junto a organizações internacionais, como a Organização Meteorológica Mundial e a Organização Mundial da Saúde, destaca seu papel crucial na ciência global. E no âmbito nacional, é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina.