Notícias

O Prof. Raul Cutait, Associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), recebeu o Prêmio Professor Emérito - Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita, concedido em 2020. Porém, devido à pandemia da Covid-19, ele só foi entregue na sessão solene realizada ontem (10/11/2021), em formato presencial e on-line, no Teatro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Na ocasião, a Profa. Sonia Guimarães do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) também foi laureada, pela edição do ano de 2021.

O Prêmio Professor Emérito - Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita é um oferecimento da parceria entre o CIEE e o jornal O Estado de S. Paulo, que desde 1997 reconhece profissionais que atuam no aprimoramento da educação e contribuem para a sociedade brasileira. A indicação final ao prêmio vem de uma lista com 40 nomes de professores de diversas áreas selecionados por um colégio eleitoral composto pela alta diretoria do CIEE, funcionários, associados e voluntários.

O Prof. Raul Cutait agradeceu a homenagem e afirmou que o CIEE merece todo “agradecimento e entusiasmo por preparar milhares de jovens”. Ele afirmou: “me sinto privilegiado em fazer parte de uma lista que significa muito pela sua importância. O fato me fez revisar o que a educação representa na minha vida e poder olhar diferente para o futuro”. O Professor disse que começou dando aulas em cursinho, depois foi preceptor, e a vida acadêmica sempre esteve presente em paralelo à vida universitária e profissional em ser médico. O Prof. Cutait ressaltou que uma das atividades mais especiais para ele foi de auxiliar residentes em cirurgia, porque “não só pude ensinar técnicas, mas aprendi a ver o paciente como um todo, sua saúde física e sua alma”. 

A abertura e o encerramento do evento foram feitos pelo Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli. A apresentação ficou por conta do jornalista Carlos Nascimento. A saudação inicial foi pronunciada por Humberto Casagrande, CEO do CIEE, que destacou que a instituição “é uma integração entre tudo e todos e, hoje, atende 220 mil jovens e têm outros 1,7 milhões na fila à espera de vagas”. A entrega do troféu foi feita por José Augusto Minarelli, Presidente do Conselho de Administração do CIEE e Francisco Mesquita Neto, Diretor-presidente do Grupo Estado. Como representante da Faculdade de Medicina da USP participou da solenidade o Prof. Carlos Vicente Serrano Júnior, Vice-Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária e Associado do Departamento de Cardiopneumologia.  

“O professor não só ensina tópicos específicos, mas é a fonte de estímulo e exemplo para aqueles que ele ensina. Para além disso, ele tem a responsabilidade e pode melhorar as instituições de ensino”, declarou o Prof. Raul Cutait.

Dos homenageados pelo Prêmio Professor Emérito - Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita fazem parte outros três docentes da FMUSP: Prof. Emérito Luiz Venere Decour (2000), Prof. Emérito. Adib Jatene (2009) e Profa. Emérita Angelita Gama (2011). E, completam o grupo:  Ruth Cardoso, Miguel Reale, Esther Figueiredo Ferraz, José Pastore, Hélio Guerra, Antônio Cândido, Paulo Vanzolini, Paulo Nogueira, Crodowaldo Pavan, Ives Gandra da Silva Martins, Evanildo Bechara, José Cretella Júnior, Delfim Neto, William Saad Hossne, José Goldemberg, Celso Lafer, Rubens Ricupero, Roberto Rodrigues, Fernando Henrique Cardoso e Paulo Nathanael Pereira de Souza.

Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli

Carlos Nascimento


Humberto Casagrande