A Profa. Claudia Kimie Suemoto, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), foi condecorada com o Busse Research Award durante o 22º Congresso Mundial da Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria (IAGG). A premiação ocorreu em um Congresso virtual no dia 12 de junho de 2022, onde a professora foi convidada a palestrar sobre suas pesquisas.

Promovido pela Gerontology International e a Duke University, o Busse Research Awards é concedido uma vez a cada 4 anos e visa reconhecer conquistas científicas e incentivar contribuições contínuas à pesquisa do envelhecimento. Particularmente, os estudos da Profa. Suemoto concentram-se em fatores de risco para demência no Brasil, como baixa escolaridade, baixo nível socioeconômico e alta incidência de doenças cardiovasculares, utilizando dados do Biobanco para Estudos do Envelhecimento da FMUSP e do ELSA-Brasil.

“Sinto que é de extrema importância fazer pesquisa em países como o nosso, onde a maioria das pessoas com demência vive, e que possuem características tão singulares”, diz a Profa. Claudia Kimie Suemoto.