Notícias

Pela primeira vez um endocrinologista da América Latina recebeu o Prêmio Internacional, oferecido pela Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica (ESPE). A titular desta honraria foi Berenice Bilharinho de Mendonça, Professora da Disciplina de Endocrinologia e Metabologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Chefe do Laboratório de Hormônios e Genética Molecular (LIM/42) do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Essa condecoração é oferecida uma vez por ano, durante o congresso anual da especialidade, e reconhece contribuições científicas de destaque no campo da endocrinologia pediátrica por um profissional que trabalha fora da Europa e da bacia do Mediterrâneo. A edição 2021 do congresso ocorreu de modo on-line, entre os dias 22 e 26 de setembro.

A Profa. Berenice Bilharinho já publicou mais de 500 trabalhos em periódicos nacionais e internacionais. Ela atua como investigadora clínica na área de endocrinologia do desenvolvimento, abrangendo o estudo clínico e molecular das diferenças do desenvolvimento sexual, crescimento e puberdade, além das áreas de hipofunção e hiperfunção adrenal.