Notícias

A médica pesquisadora Claudia Pinto Marques Souza Oliveira, Professora Associada do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a convite da Economist Intelligence Unit (The Economist Group), integrou uma comissão global que discutiu políticas de saúde pública para melhorar o diagnóstico e tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) em todo o mundo. 

A médica do Hospital das Clínicas da FMUSP participou de um seleto grupo, composto de 55 personalidades renomadas e mais influentes da área, reconhecido internacionalmente pela contribuição médica e científica. Em uma série de workshops, os especialistas exploraram as oportunidades e desafios para elevar o perfil da doença no âmbito nacional, regional e agendas de políticas globais de saúde, com foco na América Latina, Ásia-Pacifico e Oriente Médio - regiões de alta prevalência da doença.

A iniciativa conjunta para a prevenção e tratamento da DHGNA nos três níveis de atendimento (primário, secundário e terciário) foi a maior já realizada no mundo.

Para se ter uma ideia do problema, a DHGNA, doença silenciosa, impacta cerca de 25% da população adulta mundial, com perspectivas de aumento tanto em países desenvolvidos como emergentes. Cerca de uma em cada cinco pessoas que vivem com a doença desenvolve fibrose, que pode levar a cirrose, câncer de fígado, doença hepática em estágio terminal e morte. Cerca de 51% das pessoas são obesas. 

Ao final, um relatório foi elaborado e publicado em março de 2021 pela The Economist Intelligence Unit, que descreve ações amplamente relevantes que poderão ajudar na elaboração de políticas de saúde pública global.

A publicação pode ser conferida em: https://eiuperspectives.economist.com/healthcare/nafld-sounding-alarm-global-public-health-challenge

A Profa. Claudia Oliveira, que representou o Brasil, tem dedicado sua carreira profissional acadêmica às doenças do fígado, em especial ao tratamento de pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica.