Notícias



A Profa. Isabel de Camargo Neves Sacco, professora Associada do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do International Foot & Ankle Biomechanics Meeting (i-FAB), congresso sobre biomecânica do tornozelo e pé, que será realizado de 11 a 14 de abril de 2021. Essa edição do evento também é especial, porque pela primeira vez é organizado por um país da América do Sul e devido às circunstâncias da pandemia, foi modificado para o formato virtual.

A plataforma escolhida para a transmissão do congresso vai possibilitar a interação com os participantes do mundo todo, que vão poder usar chat, salas de reuniões para duas ou mais pessoas fazerem vídeo-chamadas, com sessões de pôsteres disponibilizados permanentemente em arquivo PDF e com a possibilidade de ter conteúdos complementares em áudio e/ou vídeo, além da realização de palestras e apresentações orais ao vivo. “O objetivo é propiciar um formato dinâmico aos participantes, dar uma característica mais viva, acolhedora e que as pessoas se sintam como se estivessem no presencial”, afirma a Profa. Isabel Sacco. 

No i-FAB 2021, o destaque fica para as chair woman, que serão mulheres mediadoras e coordenadoras em todas as sessões de Palestras e trabalhos orais, mediando perguntas e respostas após as apresentações dos trabalhos. A comissão organizadora local é composta por alunos de doutorado do programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da FMUSP. Além de o congresso oferecer duas sessões especiais sobre hot topics, com especialistas de grande prestígio internacional, para discussão de dois temas emergentes na ciência: Tomografia computadorizada com descarga de peso (Weight Bearing CT) e biomecânica do Pé diabético.

A Prof. Isabel Sacco afirma que, “foi uma honra ter recebido o convite e terem considerado passar a presidência do congresso para uma mulher, do Brasil, além de terem confiado no meu trabalho, no do meu grupo e do Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMSUP”. A professora ainda complementa: “é uma felicidade para mim e, claro, um grande desafio, mas vamos mostrar que podemos realizar esse congresso da melhor forma possível e que o Brasil sabe fazer ciência de altíssima qualidade nessa área”.

O evento terá palestrantes de universidades de prestígio mundial, como Harvard Medical School, Yale University, e outras no Canadá, França, Holanda, Itália e Suécia, mais de 200 trabalhos já submetidos e com a maior parte das inscrições feitas por estrangeiros. Saiba mais sobre o congresso internacional em www.i-fab2021.com.