Notícias

Apoiado pela FMUSP, o projeto tornou-se política oficial em Santos proporcionando engajamento de alunos do ensino básico  

Após realizar diversas ações de prevenção e promoção da saúde nas comunidades de Santos desde 2015, o Programa Santos Jovem Doutor (PSJD) tornou-se política oficial de ensino no município, através de uma lei publicada no início deste ano. Foi o reconhecimento de um trabalho de parceria entre as secretarias de saúde e educação do município e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), por meio da Disciplina de Telemedicina.  

“O Jovem Doutor é fundamentalmente uma ação que desenvolve a noção de autocuidado em saúde desde a fase escolar e estimula a atitude de ajudar as pessoas ao redor”, diz seu idealizador, o Prof. Chao Lung Wen, chefe da Disciplina de Telemedicina da FMUSP.   

A sétima edição do PSJD ocorreu virtualmente em maio deste ano, recebendo 306 novos integrantes do ensino fundamental público e 85 veteranos. Um dos diferenciais do programa é justamente oferecer aos seus ex-alunos a oportunidade de auxiliarem sua escola de origem. “A ideia é desenvolver o sentimento de valor cidadão, onde o estudante que se formou volta para contribuir, ajudando seus professores e amigos”, afirma o Prof. Chao. “Se no Brasil tivéssemos essa cultura social, as escolas estariam melhores, pois todos, mesmo se tornando profissionais, teriam o sentimento de ajudar onde se formaram”, completa.  

No dia 17 de junho, os veteranos receberão um certificado do programa em reconhecimento ao seu trabalho voluntário, que envolve atividades como espalhar o conhecimento do programa na escola onde estudam, auxiliar seus pares a acessarem plataformas digitais do projeto e divulgá-lo em outros colégios.  

Entre os destaques no ensino do Programa Santos Jovem Doutor estão o acesso ao Homem Virtual, plataforma na qual os alunos exploram estruturas tridimensionais do corpo humano, utilização de mini estúdio audiovisual, impressões 3D e kit robótico, doado pelo Prof. Chao. Entre as atividades, destacam-se desde ações sustentáveis, como a preservação de ecossistemas, até a divulgação de conhecimento científico e médico de qualidade nas comunidades da cidade.  

Assista o lançamento da 7ª Edição do Santos Jovem Doutor (2021): https://www.youtube.com/watch?v=7qF4ctRTU_8