Na terça-feira, dia 3 de setembro, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu a ação Kids Save Lives Brasil (KSLB), organizada por 13 voluntários, entre eles alunos e professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A ação de treinamento contou com a participação de mais de 70 pessoas, entre colaboradores da Urbia Cataratas e visitantes do parque, sendo crianças e adultos, que aprenderam sobre primeiros socorros em situações emergenciais.
A Dra. Naomi Kondo Nakagawa, professora da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do projeto KSLB, ressaltou a ação: “Nós ensinamos cidadãos comuns como fazer uma ressuscitação cardiopulmonar, como fazer uma desobstrução de vias aéreas em crianças, adolescentes e adultos. Nosso projeto atinge as escolas públicas, porque pensamos em educação e em saúde. O que nós queremos é que todo cidadão possa salvar uma vida usando apenas duas mãos.”
O diretor-técnico da Urbia Cataratas, Marcelo Skaf, falou sobre a realização do projeto: “A importância do Kids Save Lives Brasil é lembrar a população que mesmo não médicos e, nesse caso, crianças podem salvar vidas. Então, conseguir fazer uma detecção de uma parada cardiorrespiratória, saber o que fazer, mesmo que seja telefonar para o número certo e saber dar as informações, é extremamente importante.”
Até hoje, o projeto já capacitou mais de 14 mil crianças, adolescentes e adultos em comunidades escolares do estado de São Paulo.
Fonte: Urbia Cataratas - Parque Nacional do Iguaçu