Notícias


Durante a Semana de Recepção aos Calouros da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi realizado um encontro com a participação de pais e responsáveis, novos alunos, o Prof. Roger Chammas, Vice-Diretor da FMUSP, o Prof. Milton de Arruda Martins, Presidente da Comissão de Graduação da FMUSP, Matheus Belloni Torsani, Médico Preceptor de Educação Médica da FMUSP e veteranos representantes de algumas instituições acadêmicas. A solenidade aconteceu em versão on-line, na noite do dia 20 de abril de 2021, e contou com uma programação singular, a presença de Esper Georges Kallás, Professor do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP e Médico Infectologista.

“Essa Faculdade nos orgulha e oferece muitas oportunidades, desde a Graduação, Residência Médica e etc., fazemos tudo em prol da assistência, em ensino, pesquisa e extensão. A base é composta por valores éticos, de humanização e inovação, o que nos mostra ser a melhor maneira para a formação dos novos médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais”, disse o Prof. Roger Chammas, Vice-Diretor.

Neste momento, seguindo as diretrizes do Governo do Estado de São Paulo, da Reitoria da USP, da Diretoria da Faculdade de Medicina, que tem consultado frequentemente especialistas, o ano letivo aos ingressantes começa remoto. “Para o futuro, enxergamos a possibilidade de um modelo híbrido, até porque não existe qualificação em saúde sem o contato com pessoas”, afirmou o Prof. Milton de Arruda. Ele ainda complementou: “todos nós estamos muito felizes com a chegada dos novos membros dessa família, nossa casa, é a casa da ciência. O ensino é a nossa prioridade, mas a segurança das pessoas também é muito importante”. 

Durante o encontro, todos puderam inter-relacionar-se, várias perguntas foram feitas ao Prof. Esper Kallás, que expôs um panorama sobre a Covid-19 no Brasil e ressaltou as vitórias e rápidos avanços da medicina. Ele reconheceu o trabalho de cientistas e médicos que têm conseguido se unir, inclusive com parcerias internacionais, e contribuir, à parte da crise política. “Temos trabalhado em todos os níveis da pesquisa sobre Covid-19, especificamente no complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP, descobrimos a eficácia da vacina, as variantes do vírus, desenvolvemos métodos mais precisos de diagnóstico, entre outras evidências. Além disso, continuarmos os estudos de outros temas, que impactam e contam com a colaboração integralmente dos Departamentos”, afirmou Kallás. 

Questionado sobre a vacina contra a Covid-19, o Prof. Esper Kallás afirmou que ela é totalmente segura, “a representação mais confiável do que temos na medicina atualmente, e uma das principais medidas de saúde pública já criada”. Com relação ao futuro, o professor se considera “otimista e pragmático”, ele falou: “eu confio na medicina e no conhecimento científico. Temos muitos aprendizados com essa pandemia, e o brasileiro naturalmente generoso com o outro, precisa fazer uma revisão ética, do que a gente quer para nossa sociedade”.

O Médico Preceptor Matheus Belloni Torsani, como ex-aluno e, atualmente, assistente no Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM), declarou ser gratificante estar na FMUSP, “os filhos de vocês fizeram a melhor escolha e vocês vão perceber que, cada vez mais, eles irão passar mais tempo na Faculdade. Eu me recordo de quão especial foi meu ano de recepção”.

Depoimentos de participantes

"Parabéns pela iniciativa e por dedicar uma parte do tempo de vocês para esclarecer nossas dúvidas nessa jornada dos nossos filhos na FMUSP. Obrigada" - Roseli Harada. 

“Gostaria de deixar meu agradecimento à FMUSP pela atenção aos pais e alunos neste momento único para todos nós” - Kan Wakabayashi

"Meu filho é o Amaro Mesquita, muita batalha em conseguir dar o primeiro passo" - Marcelo Mesquita.

“Muito bonita a cerimônia. Obrigado pela acolhida” - Maria Betânia Beltrão Gondim.

“Meu filho já é formado pela Poli-USP e, dessa vez, nos agraciou com a FMUSP. Estamos felizes com a recepção de vocês. Parabéns por complementarem a educação que demos aos nossos filhos” - Eliana Dardin.

“Como mãe, fico muito feliz e grata com o esforço de vocês, para humanizarem a adaptação a esta fase” - Roseli Alves de Souza.

“Conheço o Prof. Esper Kallás dos noticiários! Parabéns pelo trabalho” - Maria Beatriz Murad Vervloet.

“Obrigado! Meus pais, de Marabá/PA, sentiram muita confiança e agradecem por toda a cautela e antecedência da instituição” - Eduardo Cunha Lobato.