Notícias

Após uma semana inteira com diversas atividades, iniciada em 18 de abril, termina a Semana de Recepção aos Calouros da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), marcada por um esforço coletivo dos alunos que organizaram e executaram toda uma programação especial, com o apoio da Diretoria e a participação de professores e colaboradores.

O objetivo foi celebrar o ingresso dos novos universitários, proporcionar a integração e transmitir a cultura e os valores praticados na FMUSP, de ética, respeito ao indivíduo, humanização, honestidade, pioneirismo e excelência. 

Os últimos dias foram de apresentações dos serviços, das instâncias de apoio aos alunos e das entidades acadêmicas. “Na Faculdade de Medicina temos um diálogo muito aberto com os estudantes, permitimos a livre organização deles, desde que respeitem os diretos humanos e as diretrizes da Universidade”, afirmou o Prof. Milton de Arruda Martins, Presidente da Comissão de Graduação.

O Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC), responsável por lutar pelas demandas e representar os estudantes da FMUSP, destacou-se por identificar cada um dos seus dirigentes e por exibir um vídeo em que aparece a portaria principal, os jardins da Faculdade, bem como o subsolo do Prédio Principal, onde está a sua sede, o Centro de Vivências e outros ambientes concedidos aos discentes.

O Departamento Científico (DC), dedicado a incentivar a produção científica e por regular as ligas acadêmicas, ofereceu uma visita guiada pelo complexo da saúde, contemplando os campi Pinheiros e Cidade Universitária. Por meio de um vídeo, vários prédios foram mostrados, com ênfase aos Institutos que constituem o Hospital das Clínicas e o prédio do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que foram introduzidos por Professores.

De forma amistosa, já que muitas extensões estudantis promoveram on-line maratonas, jogos de perguntas e respostas, simulações de anamnese, aula de dança etc., a Recepção aos Calouros foi encerrada no dia 25 de abril. “Muito obrigada por terem participado. Estamos aqui para acolher, coisas positivas e outras não tão legais, mas o nosso papel é ouvir, levar para a Diretoria e buscar soluções práticas, um espaço criado para vocês”, declarou a veterana Natália Santos Farias, Diretora de Acolhimento do Núcleo Ayé, em uma fala que representa os princípios gerais de todas as extensões.

E, mais ainda, ontem (26/04), uma programação complementar à Semana de Recepção aos Calouros foi promovida. A unidade curricular e as competências para o cuidado à saúde do profissional do século XXI foram explanadas pela Profa. Patrícia Zen Tempski, Coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Educação Medica (CEDEM). Uma breve história da Medicina e da FMUSP foi contada pelo Prof. André Motta, Coordenador do Museu Histórico. E, a Biblioteca Central foi apresentada por Valéria de Vilhena Lombardi, responsável pelo serviço de capacitação, que falou brevemente sobre informação na área da saúde, abriu o site da Biblioteca e destacou os e-books da bibliografia básica, disponíveis nas plataformas Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual Pearson, que são mais de 4.300 livros digitais, apenas para os alunos matriculados.

Sobre a perspectiva dos calouros, a estudante Luisa Barini disse: “foi perfeito ser aluna por um dia em uma das atividades, amei muito toda a recepção” e o aluno Gustavo Azevedo Átara declarou: “foi muito legal conhecer os veteranos, muitas boas primeiras impressões”.

Participação da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC) da FMUSP
Jogo de perguntas e respostas organizado pelo CAOC