Notícias


Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) os alunos dos cursos de Graduação em Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional contam com o Serviço de Acolhimento Integrado do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), que oferece uma escuta qualificada, um olhar integral e com o propósito de dar mais resolutividade às ações institucionais e receptividade aos estudantes.

Com o distanciamento social estabelecido em decorrência da pandemia do coronavírus, a saúde, em vários aspectos, inclusive emocional, ficou mais vulnerável. Para aqueles estudantes que tiveram o desempenho acadêmico impactado ou dúvidas quanto a permanência no curso, a FMUSP mantém as atividades do Serviço de Acolhimento Integrado do NAE. O NAE busca também promover a saúde e o senso de pertencimento entre os estudantes.

“Estamos atravessando um momento extremamente desafiador e é essencial inventarmos e investirmos em produzir encontros que nos fortaleçam”, afirma a Profa. Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e coordenadora das ações de Promoção de Saúde do NAE.

O NAE-FMUSP é composto por docentes, profissionais técnicos e discentes que atuam como interlocutores junto aos diretores da Instituição e aos serviços existentes para garantir recursos necessários para suporte às necessidades socioeconômicas, acadêmico-pedagógicas, de saúde mental e de promoção da saúde dos alunos. 

“É fundamental que os estudantes se sintam acolhidos pela Faculdade sempre, sobretudo durante esse momento difícil que temos passado. O impacto da pandemia no sentimento de pertencimento à Faculdade pode ser mitigado por meio de ações que incluam uma escuta qualificada das demandas, promovam integração e uma permanência estudantil saudável e compatível com uma formação de excelência”, declara o médico Arthur Danila, Coordenador do Serviço de Acolhimento Integrado do NAE-FMUSP.

O Serviço de Acolhimento Integrado do Núcleo de Apoio ao Estudante pode ser contatado pelo e-mail acolhimento.integrado@fm.usp.br ou através do site https://fm.usp.br/rede-apoio/portal/.


Atividade realizada pelo NAE, em data anterior à pandemia da Covid-19