Em sessão solene da Faculdade de Medicina da USP, realizada no dia 21 de novembro, no Auditório do Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo, na Cidade Universitária, 147 alunos da 102ª Turma receberam o grau de médico. Formandos e familiares celebraram a conquista.

Além de prestar o juramento com a mão direita sobre um volume do Livro de Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, alunos e alunas tiveram colocados no dedo anular da mão esquerda o mesmo anel que pertenceu ao fundador da FMUSP, Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho. Esses gestos simbólicos são marcados pela assinatura do Livro de Termo de Colação de Grau.

A mesa solene foi composta pela Decana da FMUSP, Profª. Drª. Umbertina Conti Reed e pelo Presidente da Comissão de Graduação da FMUSP, Prof. Dr. Milton de Arruda Martins. Presente à cerimônia o ex-Diretor da Faculdade de Medicina e Titular do Departamento de Cirurgia, Prof. Dr. José Otavio Costa Auler Junior que saudou os novos médicos. Também compareceu o Diretor Executivo da FMUSP, Dr. Felipe Neme.

Emotiva homenagem póstuma foi prestada pelas alunas Hellen Pereira Ramalho e Daniela Rodrigues ao colega Caíque Santos de Santana. Portador de rara e complexa cardiopatia diagnosticada quando estava com um ano de idade, Caíque veio com a família do interior da Bahia para São Paulo para se tratar da saúde. Cresceu, estudou e foi aprovado como aluno da FMUSP. A pouco menos de iniciar o 6º e último ano letivo, ele faleceu durante cirurgia do coração.

A formatura da Turma 102 da FMUSP contou com apresentação musical da Orquestra do Colégio Ouro Preto conduzida pela regente Andrea Hirota e com participação da soprano Jaqueline Ribeiro.