A sessão solene de outorga de grau do curso de Graduação em Fonoaudiologia para os alunos e alunas integrantes da 42ª turma da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi realizada hoje, dia 21 de dezembro de 2021, no Teatro da FMUSP.

A mesa central da cerimônia foi composta pela Profa. Daniela Regina Molini Avejonas, que teve a distinção de ser escolhida como paraninfa da turma, as Professoras Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima e Alessandra Giannella Samelli, além do Prof. Milton de Arruda Martins, Presidente da Comissão de Graduação e do Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Diretor da FMUSP.

“O Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade Medicina da USP estará sempre de portas abertas para vocês, seja para uma conversa, seja para continuidade dos estudos, cursos de especialização e pós-graduação. Desejo muita felicidade a todos”, foram as palavras da Professora Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima.

O Prof Milton Martins celebrou o fato de a cerimônia poder reunir novamente alunos e familiares em um mesmo ambiente e reiterou que a Faculdade de Medicina estará sempre aberta para seus alunos. Já o Prof. Tarcisio ressaltou a responsabilidade social que os graduados carregam: “temos que retribuir a sociedade que nos formou (também aqui), temos que retribuir a todos que investiram em nossa formação. Isso é essencial em nossa atuação como profissionais e como cidadãos também.”

Depois foi a vez da oradora da turma, a formanda Maria Vitoria do Amaral. “Queria falar um pouquinho sobre a individualidade, o desafio interno de cada um, sobre competência, resiliência e empatia”, disse, em um discurso que lembrou o esforço e a motivação demonstrados pelas alunas para chegarem até aquele momento, encerrando com um lembrete para apreciarem a conquista: “deem valor as oportunidades que tivemos aqui.”

Por fim, os alunos fizeram o juramento e foram convidados à mesa, localizada em cima do palco, para o recebimento dos diplomas.

Prof. Milton de Arruda Martins

Profa. Daniela Regina Molini Avejonas, Profa. Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima, Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Prof. Milton de Arruda Martins e Profa. Alessandra Giannella Samelli