O Vice-Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, participou da reunião extraordinária e ampliada do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), realizada na última terça-feira (24/08), na Sala da Congregação da FMUSP.

A abertura da sessão foi feita pelo Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, que reiterou que, “o Hospital das Clínicas tem integrado o Sistema de Saúde do Estado de São Paulo desde a sua fundação e é um parceiro da Saúde no Estado, particularmente, nesse momento de pandemia da Covid-19, em que o HC aceitou o desafio de participar na linha de frente do enfrentamento”. O Prof. Tarcisio complementou: “acreditamos que a atuação ativa dos mais de 22 mil profissionais da instituição como um todo, em colaboração com a Secretária de Saúde e o Estado de São Paulo, fez e ainda faz a diferença para a saúde paulista e para o Brasil”.

O Vice-Governador Rodrigo Garcia disse que o Governo se organizou e procurou ter como prioridade absoluta o combate à pandemia, “para isso, não faltaram recursos para à área da saúde, nesse quesito quero agradecer mais uma vez ao HC que foi fundamental, um balizador para que São Paulo pudesse ser e continua sendo referência para o Brasil em relação à saúde”. Na perspectiva do Vice-Governador, ainda existem enfrentamentos pela frente, no entanto, diante da realidade atual, a “sociedade não vai mais aceitar um sistema como ela tinha, vai ser mais exigente” e, principalmente, será necessário “o investimento maciço em pesquisa, ciência e produção de conhecimento”.

O Secretário de Estado de Saúde de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn, também compareceu à reunião e declarou: “o fato do Vice-Governador e o Secretário de Estado de Saúde estarem aqui significa apreço, consideração e um gesto de agradecimento. Mostra o quanto o HCFMUSP é importante na história da Medicina, sempre se valeu do grande tripé do ensino, pesquisa e assistência qualificada, exatamente o que nós esperávamos e que o HC foi capaz de trazer:  uma atuação rápida com time qualificado, os melhores índices de resposta para a pandemia, com menor mortalidade em relação a outros estados e até serviços privados. Essa é a qualidade maior que a FMUSP e o HC têm como baluarte de representação para todos nós da área médica”.

Na mesa de honra também estiveram presentes o Prof. Roger Chammas, Vice-Diretor da FMUSP, a Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora Clínica do HCFMUSP, o Eng. Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP, e o Prof. Giovanni Guido Cerri, Titular do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP e Presidente do InovaHC. Além disso, participaram Membros da Administração Superior do HCFMUSP e Professores da FMUSP. “Para uma saúde mais efetiva para todos é importante mantermos esse diálogo aberto com serenidade. Fica o meu convite para continuarmos nessa parceria saudável entre o Governo de São Paulo, a Faculdade de Medicina da USP e o Hospital das Clínicas”, declarou o Vice-Governador.

Em um segundo momento, o Vice-Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, esteve em reunião com o Dr. Claudio Lottemberg, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Coalizão Saúde (ICOS), o Professor da FMUSP Giovanni Cerri, que também é Vice-Presidente do Conselho de Administração do ICOS, além de outras autoridades e convidados da cadeia produtiva do setor de saúde. O tema principal da conversa foi sobre propostas que contribuam para a equidade e sustentabilidade do sistema de saúde no geral (indústrias, operadoras, assistência e etc.), em São Paulo e no país.

Na sequência, o Vice-Governador e o Secretário de Saúde fizeram uma visita ao Instituto do Coração (InCor) do HCFMUSP, acompanhados pelos Diretores da Faculdade de Medicina, Diretores Hospital das Clínicas e Professores.