Portal


Evento realizado no Hospital Universitário, nesta quinta-feira, dia 16/08, comemorou o décimo aniversário do Projeto Elsa- Brasil. O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto é coordenado na USP pelo professor Paulo Lotufo, da Faculdade de Medicina, desde 2008. De acordo com o coordenador, uma das conquistas do projeto é mostrar que é possível fazer projetos de longo prazo no Brasil.

O Elsa-Brasil é uma investigação multicêntrica de coorte composta por 15 mil funcionários de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. A pesquisa tem o propósito de investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular, as cardiovasculares e o diabetes. 

Na Universidade os participantes da pesquisa fazem exames e entrevistas regularmente para avaliação das condições de vida, diferenças sociais, relação com o trabalho, gênero e especificidades da dieta da população brasileira. A amostra tem entre 35 e 74 anos. 

Para o prof. Lotufo, o grande desafio agora é renovar a equipe de fundadores da pesquisa Para ele, "fazer essa renovação é manter o Estudo de pé. Um projeto pública, por exemplo, sé se mostrará excelente se ele continuar existindo num governo diferente, com outras pessoas na sua gestão. A mesma coisa vale para o Elsa", avaliou. 

Além de fomentar o desenvolvimento de novas investigações, o estudo será fundamental para a adequação de políticas públicas de saúde às necessidades nacionais.