Curso de Terapia Ocupacional


O Curso de Graduação exige o cumprimento de um programa de estudos com duração de 3.930 horas. Deste, 83% são ministrados por docentes terapeutas ocupacionais do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP, e o restante desenvolvido por docentes de outros Departamentos da Universidade de São Paulo. 

A estrutura curricular do Curso atende às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a área, desenvolvendo competências profissionais para os diferentes campos de atuação da Terapia Ocupacional por meio de disciplinas obrigatórias. 

Os estágios curriculares e as monografias de conclusão de curso também são obrigatórios, e atendem além das normativas estabelecidas pelas DCN, as previstas pela World Federation of Occupational Therapists (WFOT) e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Este último regulamenta a obrigatoriedade da supervisão dos estágios por docentes da IES, e estabelece o máximo de seis estudantes por docente nessas atividades. 

Ao longo da graduação, os estágios curriculares diferenciam-se por campos de atuação da profissão e compreendem as Práticas e Estágios Supervisionados. Nessas disciplinas, o estudante deve cumprir um número de créditos obrigatórios que representam 1.290 horas, o que atende ao requisito da WFOT para o reconhecimento da qualidade da formação em nível internacional. 

Os parâmetros para distribuição dos estudantes nos conjuntos de disciplinas Práticas e Estágios supervisionados, oferecidas semestralmente a partir do segundo ano do Curso, compreendem a necessidade da formação em distintas áreas e a relação numérica docente/estudantes. Ressaltamos que essas não são disciplinas suplementares. Todas as disciplinas de formação em serviço (Práticas e Estágios supervisionados) se desenvolvem em contextos reais de aprendizagem e prática profissional (serviços e unidades assistenciais distintas do Sistema Único de Saúde, do Sistema Único de Assistência Social Hospital das Clínicas da FMUSP, Hospital Universitário, assim como de políticas públicas de outros setores) regidos por convênios e acordos interinstitucionais aprovados nos órgãos universitários periodicamente. 

Em vários desses contextos, os docentes desenvolvem projetos de pesquisa e/ou extensão, estabelecendo a necessária conexão entre ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade o que requer o envolvimento contínuo dos docentes na produção e sustentação da articulação entre a IES e os serviços. Atualmente, o curso conta com oito terapeutas ocupacionais que realizam o acompanhamento cotidiano dos estudantes nos serviços/unidades assistenciais. As disciplinas de Iniciação à Pesquisa I e Iniciação à Pesquisa II atendem ao mesmo critério de diferenciação por campos de atuação. Desse modo, os estudantes devem optar por aquela que corresponde à área na qual o seu estudo se desenvolverá, sendo obrigatório cursá-las de forma consecutiva, idealmente ao longo de um ano.