Assistência para pacientes

Com o objetivo de manter a excelência na assistência aos pacientes do Hospital das Clínicas (HCFMUSP) durante a COVID-19, o Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NH) auxiliou na organização de equipes assistenciais para o Instituto Central (ICHC) e na organização de equipes formadas por colaboradores, voluntários e estudantes para outros setores que necessitaram de reforços para desenvolver suas atividades.

Foram criadas ações como o acolhimento de pacientes transferidos do ICHC para os institutos não-COVID-19 do Hospital das Clínicas e o suporte na realização da campanha de vacinação da gripe para a população da região adstrita ao HCFMUSP.

O programa Cuidar de Todos desenvolveu projetos de acolhimento à pacientes, familiares e acompanhantes, tais como: visita virtual, momento da alta hospitalar, acolhimento das famílias no óbito.


Apoio à criação de equipes para o combate da COVID-19

Desde o mês de março de 2020, o Núcleo de Humanização apoiou a organização de equipes assistenciais - formadas por residentes e outros profissionais de saúde - destinadas a atuar especificamente no Instituto Central, além de equipes de apoio e administrativas - formadas por colaboradores, estudantes e voluntários -, que contribuíram na realização das atividades dos demais setores do Hospital das Clínicas.

  • Área parceira: Núcleo de Gestão de Pessoas
  • Pessoas envolvidas: 4 colaboradores do NH, 1 colaborador realocado da Cirurgia Geral e Trauma do ICHC e 1 colaborador realocado da Reumatologia do ICHC 
  • Resultados:
    - 23 áreas solicitantes de colaboradores
    - 414 colaboradores HCFMUSP cadastrados para apoio (realocação)
    - 864 voluntários cadastrados (externos)
    - Total de colaboradores realocados com atuação direta no programa Cuidar de Todos: 95
    - Total de voluntários com atuação direta no programa Cuidar de Todos: 64
    - Total de estudantes com atuação direta no programa Cuidar de Todos: 54

Acolhimento aos pacientes transferidos do ICHC para outros institutos

Nos dias 25, 26 e 27 de março de 2020, ocorreu a transferência dos pacientes internados no Instituto Central, que não tinham diagnóstico de COVID-19, para os outros institutos do Hospital das Clínicas. A equipe de Terapia Ocupacional do ICHC, coordenada pelo Núcleo de Humanização, realizou a comunicação sobre esta transferência e tirou dúvidas dos pacientes.

  • Área parceira: Terapia Ocupacional do ICHC
  • Pessoas envolvidas: 1 colaborador do NH e 6 colaboradores realocados da Terapia Ocupacional do ICHC
  • Resultados:
    - 10 enfermarias visitadas em 3 dias de ação
    - 101 pacientes realocados
    - 92 pacientes abordados (91% dos total de pacientes realocados)

Visita virtual*

Com a suspensão das visitas aos pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19 no Instituto Central no começo do mês de abril de 2020, o Núcleo de Humanização, em parceria com Núcleo Técnico Científico em Cuidados Paliativos, desenvolveu um projeto para propiciar contato à distância entre pacientes e familiares por meio de visitas virtuais.

Uma equipe formada por profissionais do Hospital das Clínicas, estudantes e voluntários foi treinada para conduzir as visitas virtuais. O Núcleo Técnico Científico em Cuidados Paliativos obteve, por meio de doação, 40 tablets e 50 celulares para o projeto.

  • Áreas parceiras: enfermarias do ICHC e Núcleo Técnico e Científico em Cuidados Paliativos
  • Pessoas envolvidas: 10 colaboradores do NH (sendo 3 da Equipe SOS), 2 colaboradores realocados da Cirurgia Geral e Trauma do ICHC, 1 colaborador realocado do Instituto da Criança, 1 estudante da Escola de Enfermagem da USP, 14 estudantes da Faculdade de Medicina da USP, 1 residente do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde e 36 voluntários
  • Resultados:
    - 21 unidades atendidas
    - 1.697 visitas virtuais realizadas
    - 494 pacientes atendidos

    *Desde 2021, as visitas virtuais tornaram-se rotina e o projeto destacado pela inovação tecnológica, integrando o programa corporativo Saúde Digital.

O Núcleo de Humanização apoiou a estruturação da visita virtual no Instituto do Coração (InCor) mediante solicitação dos responsáveis locais pela organização do projeto. A demanda deriva da experiência prévia do NH com a implantação da visita virtual no Instituto Central, para o qual foram desenvolvidos roteiros e checklists específicos, fluxograma com todo passo a passo para realização das visitas e protocolos de comunicação e conduta, além da capitação e treinamento de voluntários para a realização da ação, incluindo aspectos técnicos de paramentação e desparamentação. Abaixo, apresentam-se as contribuições do NH para o desenvolvimento do projeto no InCor:

  • Realização de videoconferência para “brainstorming” dos responsáveis pela visita virtual no InCor sobre o projeto desenvolvido pelo NH no Instituto Central;

  • Compartilhamento dos documentos:
- Checklist Visita Virtual - Equipe assistencial; 

- Checklist – Roteiro da conversa - Contato telefônico;

- Checklist – Visita Virtual - Enfermaria;

- Checklist – Limpeza de equipamento - Enfermaria;

- Checklist – Roteiro da conversa - Enfermaria;

- Formulário – Registro da Visita Virtual.

  • Levantamento de voluntários para realização do projeto conforme perfil definido pelo InCor. Contato prévio com os voluntários mapeados para explicação do projeto e verificação de interesse em participar.

Total de 13 voluntários interessados - relação com nome, contatos e especialização enviada ao InCor.


Milésima visita virtual