Assistência para pacientes

Com o objetivo de manter a excelência na assistência aos pacientes do Hospital das Clínicas (HCFMUSP) durante à COVID-19, o Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH) auxiliou na organização de equipes assistenciais para o Instituto Central (ICHC) e na organização de equipes formadas por colaboradores, voluntários e estudantes para outros setores que necessitaram de reforços para desenvolver suas atividades.

Foram criadas ações como o acolhimento de pacientes transferidos do ICHC para os institutos não-COVID-19 do Hospital das Clínicas e o suporte na realização da campanha de vacinação da gripe para a população da região adstrita ao HCFMUSP.

O programa Cuidar de Todos desenvolveu projetos de acolhimento à pacientes, familiares e acompanhantes, tais como: visita virtual, momento da alta hospitalar, acolhimento das famílias no óbito.


Apoio à criação de equipes para o combate da COVID-19

Desde o mês de março, o Núcleo de Humanização apoiou a organização de equipes assistenciais - formadas por residentes e outros profissionais de saúde - destinadas a atuar especificamente no Instituto Central, além de equipes de apoio e administrativas - formadas por colaboradores, estudantes e voluntários -, que contribuíram na realização das atividades dos demais setores do Hospital das Clínicas.

  • Área parceira: Núcleo de Gestão de Pessoas
  • Pessoas envolvidas: 4 colaboradores do NTH, 1 colaborador realocado da Cirurgia Geral e Trauma do ICHC e 1 colaborador realocado da Reumatologia do ICHC 
  • Resultados:
    - 23 áreas solicitantes de colaboradores
    - 414 colaboradores HCFMUSP cadastrados para apoio (realocação)
    - 864 voluntários cadastrados (externos)
    - Total de colaboradores realocados com atuação direta no programa Cuidar de Todos: 95
    - Total de voluntários com atuação direta no programa Cuidar de Todos: 64
    - Total de estudantes com atuação direta no programa Cuidar de Todos: 54

Acolhimento aos pacientes transferidos do ICHC para outros institutos

Nos dias 25, 26 e 27 de março, ocorreu a transferência dos pacientes internados no Instituto Central, que não tinham diagnóstico de COVID-19, para os outros institutos do Hospital das Clínicas. A equipe de Terapia Ocupacional do ICHC, coordenada pelo Núcleo de Humanização, realizou a comunicação sobre esta transferência e tirou dúvidas dos pacientes.

  • Área parceira: Terapia Ocupacional do ICHC
  • Pessoas envolvidas: 1 colaborador do NTH e 6 colaboradores realocados da Terapia Ocupacional do ICHC
  • Resultados:
    - 10 enfermarias visitadas em 3 dias de ação
    - 101 pacientes realocados
    - 92 pacientes abordados (91% dos total de pacientes realocados)

Apoio na campanha de vacinação

Para auxiliar o Centro de Imunizações na primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2020, o Núcleo de Humanização, junto com o Centro de Planejamento e Gestão do Instituto Central, formou um time para organizar o público, oferecer informações gerais e de prevenção à COVID-19 e abordar diretamente os pacientes com perfil para tomar a vacina. A equipe contou com colaboradores dos Laboratórios de Investigação Médica e do Núcleo de Humanização - Equipe SOS e a disponibilidade das portarias do Arquivo Médico e da Segurança e também dos centros de Comunicação Institucional dos demais institutos.

  • Áreas parceiras: Centro de Imunizações, Centro de Planejamento e Gestão do ICHC e Laboratórios de Investigação Médica
  • Pessoas envolvidas: 2 colaboradores do NTH (sendo 1 da Equipe SOS) e 19 colaboradores realocados dos Laboratórios de Investigação Médica
  • Resultados:
    - 6 dias de ação
    - 48 horas de ação

Apoio na triagem do PAMB e na distribuição de máscaras

Como apoio à Diretoria Executiva e à Subcomissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Central, o Núcleo de Humanização organizou a formação da primeira equipe de trabalho responsável pela triagem de pacientes e também pela ação de distribuição de máscaras para pacientes e acompanhantes no Prédio dos Ambulatórios (PAMB).

  • Áreas parceiras: Diretoria Executiva do ICHC, Escola de Enfermagem da USP, Faculdade de Medicina da USP e Laboratórios de Investigação Médica
  • Pessoas envolvidas: 1 colaborador do NTH, 1 colaborador realocado da Cirurgia Geral e Trauma do ICHC e 12 colaboradores realocados dos Laboratórios de Investigação Médica

Acolhimento aos acompanhantes de pacientes da UER

Desde o fim do mês de abril, os acompanhantes de pacientes que estavam sob atendimento na Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Instituto Central do Hospital das Clínicas foram acolhidos pelo Núcleo de Humanização - Equipe SOS.

A Equipe SOS, disponível 24 horas, sete dias por semana, foi responsável por atualizar os acompanhantes sobre o status de atendimento dos pacientes e responder às suas dúvidas.

  • Áreas parceiras: Med. Jr. e Unidade de Emergência Referenciada do ICHC
  • Pessoas envolvidas: 37 colaboradores do NTH (sendo 32 da Equipe SOS) e 1 estudante da Med. Jr.
  • Resultado:
    - 532 acompanhantes acolhidos

Acolhimento aos familiares no momento do óbito*

Visando oferecer cuidado e conforto aos familiares que receberam a notícia do óbito de entes internados no Instituto Central, o Núcleo de Humanização e sua Equipe SOS, junto com a Terapia Ocupacional do ICHC, promoveu o acolhimento dessas pessoas em um ambiente reservado.

  • Áreas parceiras: Divisão de Arquivo Médico, Divisão de Psicologia, Divisão de Serviço Social, Núcleo Técnico Científico em Cuidados Paliativos, Serviço de Psiquiatria da UER-ICHC, Terapia Ocupacional do ICHC e Unidade de Emergência Referenciada do ICHC
  • Pessoas envolvidas: 29 colaboradores do NTH (sendo 23 da Equipe SOS), 1 colaborador realocado do Núcleo Técnico Científico em Cuidados Paliativos, 3 colaboradores realocados da Terapia Ocupacional do ICHC e 2 residentes da Terapia Ocupacional

    *O acolhimento aos familiares no momento do óbito tornou-se rotina e o projeto incluído como uma das diretrizes da Humanização para o HCFMUSP em 2021.
Sala de acolhimento no Prédio dos Ambulatórios
Espaço de acolhimento na Unidade de Emergência Referenciada

Visita virtual*

Com a suspensão das visitas aos pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19 no Instituto Central no começo do mês de abril, o Núcleo de Humanização, em parceria com Núcleo Técnico Científico em Cuidados Paliativos, desenvolveu um projeto para propiciar contato à distância entre pacientes e familiares por meio de visitas virtuais.

Uma equipe formada por profissionais do Hospital das Clínicas, estudantes e voluntários foi treinada para conduzir as visitas virtuais. O Núcleo Técnico Científico em Cuidados Paliativos obteve, por meio de doação, 40 tablets e 50 celulares para o projeto.

  • Áreas parceiras: enfermarias do ICHC e Núcleo Técnico e Científico em Cuidados Paliativos
  • Pessoas envolvidas: 10 colaboradores do NTH (sendo 3 da Equipe SOS), 2 colaboradores realocados da Cirurgia Geral e Trauma do ICHC, 1 colaborador realocado do Instituto da Criança, 1 estudante da Escola de Enfermagem da USP, 14 estudantes da Faculdade de Medicina da USP, 1 residente do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde e 36 voluntários
  • Resultados:
    - 21 unidades atendidas
    - 1.697 visitas virtuais realizadas
    - 494 pacientes atendidos

    *Desde 2021, as visitas virtuais tornaram-se rotina e o projeto destacado pela inovação tecnológica, integrando o programa corporativo Saúde Digital.

O Núcleo de Humanização apoiou a estruturação da visita virtual no Instituto do Coração (InCor) mediante solicitação dos responsáveis locais pela organização do projeto. A demanda deriva da experiência prévia do NTH com a implantação da visita virtual no Instituto Central, para o qual foram desenvolvidos roteiros e checklists específicos, fluxograma com todo passo a passo para realização das visitas e protocolos de comunicação e conduta, além da capitação e treinamento de voluntários para a realização da ação, incluindo aspectos técnicos de paramentação e desparamentação. Abaixo, apresentam-se as contribuições do NTH para o desenvolvimento do projeto no InCor:

  • Realização de videoconferência para “brainstorming” dos responsáveis pela visita virtual no InCor sobre o projeto desenvolvido pelo NTH no Instituto Central;

  • Compartilhamento dos documentos:
    - Checklist – Visita Virtual - Equipe Assistencial;
    - Checklist – Roteiro da conversa - Contato Telefônico;
    - Checklist – Visita Virtual - Enfermaria;
    - Checklist – Limpeza de equipamento - Enfermaria;
    - Checklist – Roteiro da conversa - Enfermaria;
    - Formulário – Registro da Visita Virtual;

  • Levantamento de voluntários para realização do projeto conforme perfil definido pelo InCor. Contato prévio com os voluntários mapeados para explicação do projeto e verificação de interesse em participar.

    Total de 13 voluntários interessados - relação com nome, contatos e especialização enviada ao InCor.