Com o objetivo de manter a excelência na assistência aos pacientes do Hospital das Clínicas (HCFMUSP) durante à COVID-19, o Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH) auxiliou na organização de equipes assistenciais para o Instituto Central (ICHC) e na organização de equipes formadas por colaboradores, voluntários e estudantes para outros setores que necessitaram de reforços para desenvolver suas atividades.
Foram criadas ações como o acolhimento de pacientes transferidos do ICHC para os institutos não-COVID-19 do Hospital das Clínicas e o suporte na realização da campanha de vacinação da gripe para a população da região adstrita ao HCFMUSP.
O programa Cuidar de Todos desenvolveu projetos de acolhimento à pacientes, familiares e acompanhantes, tais como: visita virtual, momento da alta hospitalar, acolhimento das famílias no óbito.
Desde o mês de março, o Núcleo de Humanização apoiou a organização de equipes assistenciais - formadas por residentes e outros profissionais de saúde - destinadas a atuar especificamente no Instituto Central, além de equipes de apoio e administrativas - formadas por colaboradores, estudantes e voluntários -, que contribuíram na realização das atividades dos demais setores do Hospital das Clínicas.
Nos dias 25, 26 e 27 de março, ocorreu a transferência dos pacientes internados no Instituto Central, que não tinham diagnóstico de COVID-19, para os outros institutos do Hospital das Clínicas. A equipe de Terapia Ocupacional do ICHC, coordenada pelo Núcleo de Humanização, realizou a comunicação sobre esta transferência e tirou dúvidas dos pacientes.
Para auxiliar o Centro de Imunizações na primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2020, o Núcleo de Humanização, junto com o Centro de Planejamento e Gestão do Instituto Central, formou um time para organizar o público, oferecer informações gerais e de prevenção à COVID-19 e abordar diretamente os pacientes com perfil para tomar a vacina. A equipe contou com colaboradores dos Laboratórios de Investigação Médica e do Núcleo de Humanização - Equipe SOS e a disponibilidade das portarias do Arquivo Médico e da Segurança e também dos centros de Comunicação Institucional dos demais institutos.
Como apoio à Diretoria Executiva e à Subcomissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Central, o Núcleo de Humanização organizou a formação da primeira equipe de trabalho responsável pela triagem de pacientes e também pela ação de distribuição de máscaras para pacientes e acompanhantes no Prédio dos Ambulatórios (PAMB).
Desde o fim do mês de abril, os acompanhantes de pacientes que estavam sob atendimento na Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Instituto Central do Hospital das Clínicas foram acolhidos pelo Núcleo de Humanização - Equipe SOS.
A Equipe SOS, disponível 24 horas, sete dias por semana, foi responsável por atualizar os acompanhantes sobre o status de atendimento dos pacientes e responder às suas dúvidas.
Visando oferecer cuidado e conforto aos familiares que receberam a notícia do óbito de entes internados no Instituto Central, o Núcleo de Humanização e sua Equipe SOS, junto com a Terapia Ocupacional do ICHC, promoveu o acolhimento dessas pessoas em um ambiente reservado.
Com a suspensão das visitas aos pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19 no Instituto Central no começo do mês de abril, o Núcleo de Humanização, em parceria com Núcleo Técnico Científico em Cuidados Paliativos, desenvolveu um projeto para propiciar contato à distância entre pacientes e familiares por meio de visitas virtuais.
Uma equipe formada por profissionais do Hospital das Clínicas, estudantes e voluntários foi treinada para conduzir as visitas virtuais. O Núcleo Técnico Científico em Cuidados Paliativos obteve, por meio de doação, 40 tablets e 50 celulares para o projeto.
O Núcleo de Humanização apoiou a estruturação da visita virtual no Instituto do Coração (InCor) mediante solicitação dos responsáveis locais pela organização do projeto. A demanda deriva da experiência prévia do NTH com a implantação da visita virtual no Instituto Central, para o qual foram desenvolvidos roteiros e checklists específicos, fluxograma com todo passo a passo para realização das visitas e protocolos de comunicação e conduta, além da capitação e treinamento de voluntários para a realização da ação, incluindo aspectos técnicos de paramentação e desparamentação. Abaixo, apresentam-se as contribuições do NTH para o desenvolvimento do projeto no InCor: