Assistência - Colaboradores da área COVID-19

Cuidar de Todos

Visando oferecer ações de cuidados aos colaboradores do Hospital das Clínicas (HC) que estão na linha de frente no enfrentamento da COVID-19, o Núcleo de Humanização (NTH) desenvolve o programa Enfermagem que Acolhe, que promove às equipes de enfermagem encontros de reflexão sobre o cotidiano do seu trabalho, proporcionando um espaço de acolhimento e suporte emocional.

Além disso, em conjunto com a Central de Doação e Diretoria Executiva do Instituto Central (ICHC), organiza-se a distribuição e controle das doações de gêneros alimentícios destinadas aos colaboradores da área COVID-19.

O NTH, junto com a Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC) e o Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) - Rede Lucy Montoro, traz práticas de atividades físicas para os colaboradores do enfrentamento à COVID 19, utilizando o espaço físico da Atlética.


Atividades físicas para colaboradores e voluntários do ICHC

A Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, por meio da sua diretoria e conselhos consultivos, e o Núcleo de Humanização organizam ações para colaboradores do enfrentamento à COVID 19, utilizando o espaço físico da Atlética.

Junto com profissionais das áreas da educação física e fisioterapia do Instituto de Medicina Física e Reabilitação - Rede Lucy Montoro, desenvolve-se práticas de atividades físicas tais como pilates e condicionamento físico. Além disso, a pista também está disponível para os colaboradores que desejam praticar corrida.



Doações de comida para o ICHC

Em agradecimento aos profissionais de saúde, a sociedade tem respondido com gestos de solidariedade e, diariamente, diversas empresas entram em contato para realizar doações aos colaboradores do Hospital das Clínicas. O Núcleo de Humanização apoia a organização, distribuição e controle das doações de gêneros alimentícios destinadas ao Instituto Central, em conjunto com a Central de Doação da Superintendência e Diretoria Executiva do Instituto Central. Já nos outros institutos do hospital, são os grupos de humanização os responsáveis pela efetivação da doação de alimentos aos seus profissionais locais.

Clique aqui para verificar as doações regulares intermediadas pelo NTH.




Programa Enfermagem que Acolhe

O Enfermagem que Acolhe, programa coordenado pelo Núcleo de Humanização, promove rodas de conversa para compartilhamento de vivências e necessidades das equipes de enfermagem. Em parceria com os residentes médicos do Programa de Psiquiatria e a         Divisão de Enfermagem do Instituto Central, o Enfermagem que Acolhe atende aos colaboradores das UTIs e das enfermarias do ICHC, além dos profissionais do PAMB.

  • 3 horários por dia
  • 4 dias por semana
  • cerca de 8 grupos por semana - o número varia de acordo com a participação espontânea dos colaboradores
  • 96 colaboradores participantes

Informações atualizadas em maio




Veja também