Assistência - Pacientes

Cuidar de Todos

Com o objetivo de manter a excelência na assistência aos pacientes do Hospital das Clínicas (HC) durante à COVID-19, o Núcleo de Humanização (NTH) auxilia na organização de equipes assistenciais para o Instituto Central (ICHC) e na organização de equipes formadas por colaboradores, voluntários e estudantes para outros setores que necessitam de reforços para desenvolver suas atividades.

O programa Cuidar de Todos inclui projetos de acolhimento à pacientes e familiares tais como: visita virtual, momento da alta hospitalar, acolhimento das famílias no óbito.

Algumas ações junto a pacientes, já finalizadas, incluem o acolhimento de pacientes transferidos do ICHC para os institutos não-COVID-19 do Hospital das Clínicas, assim como o suporte na realização da campanha de vacinação da gripe para a população da região adstrita ao HC.


Acolhimento aos acompanhantes na UER

Desde o fim do mês de abril, os acompanhantes de pacientes que estão sob atendimento na Unidade de Emergência Referenciada do Instituto Central do Hospital das Clínicas são acolhidos pela Equipe SOS, equipe sob gestão do Núcleo de Humanização.

A Equipe SOS, disponível 24 horas, é responsável por atualizar os acompanhantes sobre o status de atendimento dos pacientes e responder às suas dúvidas.

  • Equipe SOS - 24 horas de atuação
  • 92 acompanhantes acolhidos



Acolhimento aos familiares no momento do óbito

Visando oferecer cuidado e conforto aos familiares que receberam a notícia do óbito de entes internados no Instituto Central, o Núcleo de Humanização, junto com a Terapia Ocupacional do ICHC e a Equipe SOS, promove o acolhimento dessas pessoas em um ambiente reservado.

Sala de acolhimento no Prédio dos Ambulatórios
Espaço de acolhimento na Unidade de Emergência Referenciada

Acolhimento aos pacientes realocados a outros institutos

Nos dias 25, 26 e 27 de março, ocorreu a transferência dos pacientes internados no Instituto Central, que não tinham diagnóstico de COVID-19, para os outros institutos do Hospital das Clínicas. A equipe de Terapia Ocupacional do ICHC, coordenada pelo Núcleo de            Humanização, realizou a comunicação sobre esta transferência e tirou dúvidas dos pacientes.

  • 3 dias de realização
  • 92 pacientes abordados
  • 10 enfermarias visitadas


Apoio à criação de equipes para o combate da COVID-19

Desde o mês de março, o Núcleo de Humanização apoia a organização de equipes assistenciais - formadas por residentes e outros profissionais de saúde - destinadas a atuar especificamente no Instituto Central, além de equipes de apoio e administrativas - formadas por colaboradores, estudantes e voluntários -, que contribuem na realização das atividades dos demais setores do Hospital das Clínicas.


Apoio na campanha de vacinação

Para auxiliar o Centro de Imunização na primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2020, o Núcleo de Humanização, junto com o Centro de Planejamento e Gestão do Instituto Central, formou um time para organizar o público, oferecer informações gerais e de prevenção à COVID-19 e abordar diretamente os pacientes com perfil para tomar a vacina. A equipe contou com colaboradores dos Laboratórios de Investigação Médica e da Equipe SOS e a disponibilidade das portarias do Arquivo Médico e da Segurança e também dos centros de Comunicação Institucional dos demais institutos.

  • 6 dias de ação
  • 48 horas de ação
  • 20 integrantes envolvidos


Time de alta - ICHC

O Núcleo de Humanização organizou e realiza a supervisão do Time de Alta – ICHC. Trata-se de uma equipe formada por voluntários que acompanha e registra o momento de alta dos pacientes internados no Instituto Central pela COVID-19. O Time de Alta registra o momento da despedida entre paciente e a equipe de saúde responsável pelo seu cuidado, a entrega do “certificado de alta” – um registro simbólico para o paciente guardar como memória da sua recuperação da COVID-19 – e o depoimento do paciente sobre sua experiência na pandemia.

O Time de Alta do ICHC trabalha em conjunto com o Time de Alta do PAMB, encarregado de recepcionar e acolher o familiar enquanto aguarda a chegada do paciente.

História inspiradoras no Hospital das Clínicas

Confira (clique aqui) os emocionantes depoimentos dos pacientes do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP sobre a experiência da COVID-19.


Visita virtual

Com a suspensão das visitas aos pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19 no Instituto Central, no começo do mês de abril, o Núcleo de Humanização, em parceria com Núcleo Técnico Científico em Cuidados Paliativos, desenvolveu um projeto para propiciar contato à distância entre pacientes e familiares por meio de visitas virtuais.

Uma equipe formada por profissionais do Hospital das Clínicas, estudantes e voluntários, foi treinada para conduzir as visitas virtuais. O Núcleo Técnico Científico em Cuidados Paliativos obteve, por meio de doação, 40 tablets e 50 celulares para o projeto.

  • 14 estudantes da FMUSP
  • 12 médicos, ex-alunos da FMUSP
  • 2 voluntários ImagemMagica

O Núcleo de Humanização apoiou a estruturação da visita virtual no Instituto do Coração (InCor) mediante solicitação dos responsáveis locais pela organização do projeto. A demanda deriva da experiência prévia do NTH com a implantação da visita virtual no Instituto Central, para o qual foram desenvolvidos roteiros e checklists específicos, fluxograma com todo passo a passo para realização das visitas e protocolos de comunicação e conduta, além da capitação e treinamento de voluntários para a realização da ação, incluindo aspectos técnicos de paramentação e desparamentação. Abaixo, apresentam-se as contribuições do NTH para o desenvolvido do projeto no InCor:

  • Realização de videoconferência para “brainstorming” dos responsáveis pela visita virtual no InCor sobre o projeto desenvolvido pelo NTH no Instituto Central;
  • Compartilhamento dos documentos:
    - Checklist – Visita Virtual - Equipe Assistencial;
    - Checklist – Roteiro da conversa - Contato Telefônico;
    - Checklist – Visita Virtual - Enfermaria;
    - Checklist – Limpeza de equipamento - Enfermaria;
    - Checklist – Roteiro da conversa - Enfermaria;
    - Formulário – Registro da Visita Virtual;
  • Levantamento de voluntários para realização do projeto conforme perfil definido pelo InCor. Contato prévio com os voluntários mapeados para explicação do projeto e verificação de interesse em participar.
    Total de 13 voluntários interessados - relação com nome, contatos e especialização enviada ao InCor.

Informações atualizadas em maio





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