Educação e Comunicação em Saúde

Cuidar de Todos

Com o objetivo de comunicar, orientar e divulgar informações referentes à COVID-19, o Núcleo de Humanização (NTH) tem reunido dicas de interesse aos colaboradores e aos seus familiares, sejam crianças ou adultos, e também ao público em geral.

Outro projeto desta área é o Especial HC e COVID-19, um canal de comunicação para o público externo que apresenta as ações institucionais do Hospital das Clínicas (HCFMUSP) de combate à COVID-19. Há também o HC Comunica, um canal de comunicação com informações relacionadas aos acompanhantes e pacientes do hospital no contexto da pandemia.

O Núcleo de Humanização tem apoiado a manutenção dos conteúdos das páginas do programa Cuidar de Todos e COMVC-19 da Intranet.

Também organizou ações presenciais de comunicação, feitas por etapas de acordo com as prioridades do Comitê de Crise e que aconteceram com os colaboradores dos prédios dos Ambulatórios (PAMB) e da Administração e Anexos (PA).

Outro projeto é o registro do depoimento dos colaboradores que atuaram no Instituto Central, no qual contam suas experiências sobre estar na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

Em setembro, o NTH foi responsável pela organização de uma ação de cidadania, denominada Educação Popular, com a distribuição de máscaras para a população e a orientação sobre seu uso correto.


Especial HC e COVID-19

Com o objetivo de apresentar informações institucionais relacionadas às ações do Hospital das Clínicas de combate à COVID-19, o Núcleo de Humanização, junto com a Chefia de Gabinete da Superintendência e o Núcleo de Comunicação Institucional, coordenou a criação de um portal destinado ao público externo: o Especial HC e COVID-19. O projeto contou com a participação da Med Jr., estudantes da Faculdade de Medicina da USP e outros voluntários.

Confira o Especial HC e COVID-19 (clique aqui).

  • Áreas parceiras: Chefia de Gabinete da Superintendência, Med Jr. e Núcleo de Comunicação Institucional
  • Pessoas envolvidas: 3 colaboradores do NTH, 1 colaborador realocado da Endocrinologia do ICHC, 4 estudantes da FMUSP e 1 voluntário
  • Resultados:
    - 63 visualizações por dia
    - 4,2 mil visualizações 

HC Comunica

O Núcleo de Humanização, junto com o Comitê de Crise, desenvolveu o projeto HC Comunica, um canal de comunicação que traz informações gerais, no contexto da pandemia, relacionadas aos acompanhantes e pacientes do HCFMUSP.

Confira o HC Comunica (clique aqui).

  • Áreas parceiras: Comitê de Crise e Núcleo de Comunicação Institucional
  • Pessoas envolvidas: 1 colaborador do NTH e 1 voluntário
  • Resultados:
    - 122 visualizações por dia
    - 12,2 mil visualizações

Apoio comunicacional no PAMB, PA e Anexos

Desde o início de março, o Núcleo de Humanização coordenou ações de comunicação presenciais, realizadas por etapas e de acordo com as prioridades estabelecidas pelo Comitê de Crise, junto aos colaboradores do Prédio dos Ambulatórios (PAMB) e do Prédio da Administração e Anexos (PA). Quatro fases foram realizadas no PAMB abordando diferentes temáticas relevantes e, para realização de cada uma delas, contou-se com a parceria dos Laboratórios de Investigação Médica (LIM) e dos colaboradores realocados da Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma do Instituto Central. Já no PA, aconteceu uma única ação, desenvolvida conjuntamente entre NTH e Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP).

  • Áreas parceiras: Laboratórios de Investigação Médica, Med Jr. e Núcleo de Gestão de Pessoas
  • Pessoas envolvidas: 6 colaboradores do NTH, 2 colaboradores realocados da Cirurgia Geral e Trauma do ICHC, 14 colaboradores realocados dos Laboratórios de Investigação Médica e 4 estudantes da FMUSP
  • Resultados:

Depoimento de colaboradores

Em parceria com o Comitê de Crise, o Núcleo de Humanização tem realizado o registro do depoimento, em vídeo, de colaboradores que atuaram no Instituto Central e que contam suas experiências sobre estar na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

  • Área parceira: Comitê de Crise
  • Pessoas envolvidas: 2 colaboradores do NTH
  • Resultado:
    - 4* depoimentos gravados
    *3 colaboradores da equipe Rede D’Or e 1 colaborador da equipe do Hospital Sírio-Libanês.

Educação popular

Por meio da parceria com o Metrô, o Núcleo de Humanização promoveu uma ação de cidadania, denominada Educação Popular, com a distribuição de máscaras para os passageiros que estiveram na estação Clínicas. Além da entrega, realizou-se a orientação para o uso correto das máscaras.

Saiba mais sobre a ação em matéria exibida pelo SP1, programa da TV Globo (clique aqui).

  • Área parceira e parceiro: Comitê de Crise e Metrô
  • Pessoas envolvidas: 5 colaboradores do NTH (sendo 1 da Equipe SOS)
  • Resultado:
    - Cerca de 3 mil máscaras distribuídas