Educação e Comunicação em Saúde

Cuidar de Todos

Com o objetivo de comunicar, orientar e divulgar informações referentes à COVID-19, o Núcleo de Humanização (NTH) é responsável pelas ações presenciais de comunicação, feitas por etapas de acordo com as prioridades do Comitê de Crise e que estão acontecendo com os colaboradores do Prédio dos Ambulatórios (PAMB) e do Prédio da Administração (PA) e Anexos.

Além disso, há o projeto Imagens do Cuidado, que tem como objetivo realizar registros fotográficos das atividades das equipes de saúde que estão diretamente relacionadas ao enfrentamento do novo coronavírus.

Outro projeto desta área é o Especial HC e COVID-19, um canal de comunicação para o público externo que trará um conjunto de informações institucionais e gerais sobre a pandemia.

Comunicação presencial no PAMB, PA e Anexos

Desde o início de março, o Núcleo de Humanização coordena ações de comunicação presenciais, realizadas por etapas e de acordo com as prioridades estabelecidas pelo Comitê de Crise junto aos colaboradores do Prédio dos Ambulatórios (PAMB) e do Prédio da Administração e Anexos (PA). Até o momento, quatro fases foram realizadas no PAMB abordando diferentes temáticas relevantes e, para realização de cada uma dela, contou-se com a parceria dos Laboratórios de Investigação Médica (LIM) e dos colaboradores realocados da Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma do Instituto Central. Já no PA, aconteceu uma única ação, desenvolvida conjuntamente entre NTH e Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP).

Clique aqui para ver cada fase.

Imagens do Cuidado

A parceria existente entre Núcleo de Humanização e a ImageMagica (organização da sociedade civil de interesse público) resultou em um projeto intitulado Registros da Atuação das Equipes de Saúde do HCFMUSP em Resposta à Pandemia da COVID-19.

O projeto consiste em retratar esse momento histórico da área da saúde (e do mundo) e o fortalecimento das equipes, um trabalho de cunho artístico realizado pelo premiado fotógrafo André François e pela jornalista Paula Poleto.

Além disso, a equipe do ImageMagica faz o retrato individual de profissionais da saúde que atuam paramentados e que estão em contato direto com os pacientes COVID-19 no ambiente hospitalar. As fotos são feitas sem qualquer equipamento de proteção individual e transformadas em um “crachá” com o retrato e o nome visível do profissional, para utilização por cima da paramentação com o objetivo do paciente conseguir ver a pessoa por trás do técnico.

• 200 crachás feitos
  • 192 imagens selecionadas

Galeria do Imagens do Cuidado

Neste espaço (clique aqui), você irá conferir os registros fotográficos da atuação das equipes de saúde do Hospital das Clínicas que estão na linha de frente do combate à pandemia da COVID-19

Especial HC e COVID-19

Com o objetivo de apresentar informações institucionais relacionadas às ações do Hospital das Clínicas de combate à COVID-19, o Núcleo de Humanização, junto com a Chefia de Gabinete da Superintendência e o Núcleo de Comunicação Institucional, coordena a criação de um portal destinado ao público externo: o Especial HC e COVID-19.

O projeto, em desenvolvimento, conta com a participação da Med Jr., estudantes da Faculdade de Medicina da USP e outros voluntários.

• 6 integrantes envolvidos

Confira o Especial HC e COVID-19