Cultura de Humanização




O QUE É CULTURA INSTITUCIONAL DE HUMANIZAÇÃO?   



Humanização é saber se relacionar com o outro por meio de valores e comportamentos que promovem compreensão, cooperação e valorização das pessoas.

Em uma instituição, a cultura de humanização é o jeito de ser e de fazer que, espontaneamente, revela tais valores e comportamentos em todas as suas práticas. Como toda cultura, requer cultivo e compromisso de todos em sua construção e sustentação.

O Sistema FMUSPHC, empenhado na humanização como cultura que melhora a assistência, o ensino e o ambiente de trabalho, criou o programa de certificação da cultura de humanização e seus selos de compromisso.  


QUEM SÃO OS ENVOLVIDOS? 







COMO É O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO? 




PREPARAÇÃO

Acordos, acertos de datas, divulgação do trabalho entre os colaboradores e envolvimento das equipes. 





INVESTIGAÇÃO

Exame documental, visita técnica, entrevistas de gestores, colaboradores, pacientes e acompanhantes.





CERTIFICAÇÃO

A análise dos dados gera uma classificação da cultura de humanização e a aquisição do selo de compromisso.




POR QUE É IMPORTANTE A HUMANIZAÇÃO?

“A humanização na área da saúde é importante porque torna as rotinas e ambientes mais benevolentes para todos. Em vez de interações distantes e frias, o conceito propõe uma proximidade que ultrapassa barreiras e facilita a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde.” FIA Business



QUEM RESPONDE PELO PROJETO?


Profa. Dra. Izabel Cristina Rios

Médica, desde 1986 pela FMUSP

Coordenadora do Núcleo Técnico e Científico de Humanização, desde 2012 no HCFMUSP

Professora Livre Docente, desde 2019 pela FMUSP



POR QUE UM SELO? 

O selo é o reconhecimento público do esforço e envolvimento da instituição com a humanização. Consiste em buscar evidências que demonstram o compromisso para além de impressões, mas com evidências mensuráveis que representam de forma objetiva a prática de humanização. 

A certificação será em três níveis:


DÚVIDAS FREQUENTES

1.Quanto tempo dura  o selo?

A validade da acreditação é de 2 anos para as classificações “Cultura de humanização em desenvolvimento” e “Pleno em cultura de humanização”, e de 3 anos para “Excelência em cultura de humanização”.

2.Qual o enfoque da avaliação?

A cultura do cuidado, focado nas necessidades das pessoas e grupos, amparados pelo ensino em ambiente organizacional de excelência.

3.Haverá tempo para preparação prévia?

Sim. Para que a avaliação seja bem sucedida, a organização precisa se preparar para receber a equipe técnica avaliadora e estar aberta a contribuir com informações durante todas as etapas do processo, seguindo um passo a passo.