Pacientes



POR QUE A HUMANIZAÇÃO É IMPORTANTE PARA O PACIENTE? 


Quando adoecemos precisamos de profissionais capazes de nos atender com os melhores recursos técnicos e científicos, mas também capazes de escutar, compreender, conversar e cuidar do lado humano da experiência de adoecer. A humanização promove cuidado humanizado e ações coadjuvantes que o tornam mais efetivo e menos sofrido, tais como:

●ambientes assistenciais acolhedores
●equipe de saúde interessada e empática
●atendimento atencioso e com boa comunicação
●participação do paciente na tomada de decisão

EXEMPLOS DE RECONHECIMENTO DA HUMANIZAÇÃO



Chamada de vídeo entre o paciente e seus familiares  

Adequação do equipamento da radioterapia a temática lúdica

Melhor recepção das crianças em um ambiente lúdico


COMO É O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO? 




PREPARAÇÃO

Acordos, acertos de datas, divulgação do trabalho entre os colaboradores e envolvimento das equipes. 





INVESTIGAÇÃO

Exame documental, visita técnica, entrevistas de gestores, colaboradores, pacientes e acompanhantes.





CERTIFICAÇÃO

A análise dos dados gera uma classificação da cultura de humanização e a aquisição do selo de compromisso.




POR QUE É IMPORTANTE A HUMANIZAÇÃO?

“A humanização na área da saúde é importante porque torna as rotinas e ambientes mais benevolentes para todos. Em vez de interações distantes e frias, o conceito propõe uma proximidade que ultrapassa barreiras e facilita a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde.” FIA Business



QUEM RESPONDE PELO PROJETO?



Profa. Dra. Izabel Cristina Rios

Médica, desde 1986 pela FMUSP

Coordenadora do Núcleo Técnico e Científico de Humanização, desde 2012 no HCFMUSP

Professora Livre Docente, desde 2019 pela FMUSP



POR QUE UM SELO? 

O selo é o reconhecimento público do esforço e envolvimento da instituição com a humanização. Consiste em buscar evidências que demonstram o compromisso para além de impressões, mas com evidências mensuráveis que representam de forma objetiva a prática de humanização. 

A certificação será em três níveis:


DÚVIDAS FREQUENTES

1.Quanto tempo dura  o selo?

A validade da acreditação é de 2 anos para as classificações “Cultura de humanização em desenvolvimento” e “Pleno em cultura de humanização”, e de 3 anos para “Excelência em cultura de humanização”.

2.Qual o enfoque da avaliação?

A cultura do cuidado, focado nas necessidades das pessoas e grupos, amparados pelo ensino em ambiente organizacional de excelência.

3.Haverá tempo para preparação prévia?

Sim. Para que a avaliação seja bem sucedida, a organização precisa se preparar para receber a equipe técnica avaliadora e estar aberta a contribuir com informações durante todas as etapas do processo, seguindo um passo a passo.