Dicas de leitura: A História da Medicina entre os clássicos e os novos estudos - #08

Museu Virtual

Recomendamos hoje duas obras que analisam, a partir de contribuições de diversos pesquisadores, a história das instituições de Saúde no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. 

O livro “História da Saúde em Minas Gerais: instituições e patrimônio arquitetônico (1808-1958)” foi organizado por Rita de Cássia Marques, Anny Jackeline Torres Silveira, Betânia Gonçalves Figueiredo e lançado pela Editora Fiocruz e pela Editora Manole em 2011. A obra oferece uma análise ampliada sobre o surgimento, a implantação e a consolidação das instituições de saúde em Minas Gerais, com especial destaque para três cidades: Ouro Preto, Mariana e Belo Horizonte, nas quais foram estudadas dezenas de instituições, entre escolas, institutos de pesquisa e hospitais. Acompanha o livro um CD com informações históricas e arquitetônicas sobre as instituições descritas no projeto Rede Brasil: Inventário Nacional do Patrimônio Cultural da Saúde em Minas Gerais.

A obra “Instituições de Saúde de Porto Alegre: inventário” foi organizada por Beatriz Teixeira Weber e Juliane C. Primon Serres e publicada em 2008 pela Editora Ideograf. Os autores analisam 25 instituições públicas e privadas relacionadas à área da saúde na capital gaúcha, organizado em ordem cronológica, desde a Santa Casa de Misericórdia - a mais antiga, fundada em 1803 - até o Hospital de Clínicas de Porto Alegre - inaugurado em 1968. Sobre cada instituição há uma pequena ficha de identificação, com dados sobre denominações da instituição, localização, endereço, categoria, datas de construção, inauguração e reformas, nome do proprietário e autor/executor do projeto arquitetônico. Além de breve histórico da instituição, há também uma descrição arquitetônica dos edifícios, com informações sobre registro de tombamento e outras complementares e igualmente úteis ao pesquisador.

Obras:

MARQUES, Rita de Cássia; SILVEIRA, Anny Jackeline Torres; FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves. História da Saúde em Minas Gerais: instituições e patrimônio arquitetônico (1808-1958). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz / Manole, 2011. 

WEBER, Beatriz Teixeira; SERRES, Juliane C. Primon. Instituições de Saúde de Porto Alegre: inventário. Porto Alegre: Ideograf, 2008.