Um guia para o acervo #08 - O Fundo Adib Domingos Jatene

Museu Virtual


O Museu Histórico da FMUSP faz a guarda de um importante conjunto documental pertencente ao professor Adib Domingos Jatene, um dos mais importantes nomes da cardiologia brasileira.

Jatene (04/06/1929 – 14/11/2014) nasceu em Xapuri, no Acre, e graduou-se na Faculdade de Medicina da USP em 1953. Em 1983 tornou-se Professor Titular de Cirurgia Torácica desta mesma faculdade, tornando-se um dos maiores nomes da Cirurgia Cardiovascular brasileira. Foi o responsável pela criação do aparelho “coração-pulmão artificial”, que contribuiu para a execução do primeiro transplante cardíaco da América do Sul em 1968. Além disso, organizou a Oficina de Bioengenharia do Instituto do Coração (InCor) e dirigiu o Instituto Dante Pazzanese. Adib Jatene ocupou diversos cargos públicos, como a Diretoria do InCor, a Secretaria da Saúde do estado de São Paulo e o Ministério da Saúde em duas ocasiões. Na Diretoria da Faculdade de Medicina inaugurou o Instituto de Radiologia em 1994 e deu grande impulso nas Pesquisas desenvolvidas na Graduação e Pós-Graduação, investindo na atualização e no desenvolvimento de tecnologias.

Em seu conjunto documental é possível localizar medalhas, premiações, ofícios, discursos e reportagens que retratam sua trajetória pessoal e profissional, bem como a sua opinião política sobre temas da conjuntura nacional.

As informações sobre este Fundo podem ser obtidas no Guia online do acervo do Museu Histórico da FMUSP através do menu lateral deste website

Para maiores informações escreva para museu.historico@fm.usp.br