O sigilo é uma das preocupações e valores primordiais do serviço. Assim quaisquer outras pessoas não ligadas ao serviço não são notificadas de quais alunos estão em atendimentos ou quais passaram em avaliação e a discussão de casos somente ocorre com outros profissionais mediante autorização expressa do aluno em atendimento, conforme os códigos de ética profissionais.
Para isso, além dos profissionais assistenciais, contamos com um coordenador do grupo, cuja função não é assistencial e não tem acesso aos prontuários, realizando supervisões pontuais, sendo responsável pela organização do serviço e interlocução com outros atores da FMUSP, como participar das reuniões do NAE, buscando contribuir com o aprimoramento do currículo médico, além de reuniões de departamentos e clínicas do complexo que estejam abertos.
Durante as três décadas de atividade, foram realizados mais de trinta mil atendimentos, incluindo consultas psiquiátricas, sessões de psicoterapia, orientação familiar e grupos de reflexão sobre identidade médica e relação médico-paciente.
Voltado a alunos de Graduação da FMUSP (Cursos: Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional)
O serviço é localizado nas dependências do prédio da Av. Dr. Arnaldo da FMUSP, favorecendo uma vez que a maioria dos alunos frequenta este prédio. O GRAPAL oferece assistência psiquiátrica e psicoterápica aos alunos de graduação.
Anualmente, os alunos do primeiro ano são convocados - por e-mail - para uma entrevista individual, ocasião em que entram em contato, pela primeira vez, com o serviço e ficam a par de sua localização e seu funcionamento. Esta é também uma oportunidade para que os profissionais do GRAPAL conheçam os alunos e lhes ofereçam uma assistência inicial, quando necessário.
Após este momento, a procura passa a ser espontânea ou a pedido de algum colega de turma ou docente.
Voltado para residentes da FMUSP (residência médica, multiprofissional ou uniprofissional)
O serviço é localizado nas dependências do Centro de Atenção ao Colaborador, o CeAC, do HC-FMUSP, mais próximo aos principais cenários de aprendizagem dos residentes.
Atualmente o GRAPAL oferece apenas assistência psiquiátrica para os médicos residentes ligados a FMUSP.
Anualmente, os residentes recebem cartas ou orientações sobre a forma de acesso ao serviço e podem buscar auxíliio espontaneamente ou a pedido de colegas e supervisores dos diversos programas.