O Instituto de Radiologia (InRAd) do HCFMUSP recebeu no dia 9 de maio uma delegação da Finlândia coordenada pelo vice-ministro de Estado do país nórdico, Petri Peltonen, com a presença do Embaixador Jouko Leinonen, do ministro de Relações Exteriores Ari Maki e do cônsul da Finlândia em São Paulo, Tommi Vuorinen. O professor Jose Otavio Costa Auler Junior, vice-diretor geral da Fundação Faculdade de Medicina (FFM) recepcionou os finlandeses, representando o diretor da FMUSP, professor Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho.
Alguns empresários do seleto grupo de inovação em saúde hospitalar da Finlândia estiveram presentes na delegação, com o propósito de promover uma conexão entre empresários, cientistas e governo da Finlândia com o Núcleo de Inovação Tecnológica do HCFMUSP (INOVAHC).A Finlândia foi eleita o segundo país no Índice Global de Tecnologias Limpas, numa seleção entre 40 países feita pela World Wide Fund for Nature (WWF) e Cleantech Group.
“Temos interesse em conhecer os produtos deles, mas também de apresentar o conhecimento e os produtos que criamos aqui. É importante que nossos cientistas estabeleçam essa conexão”, disse o diretor executivo do InRad , Marco Bego.
Thiago Sakamoto, coordenador do INOVAHC apresentou a estrutura e missão do núcleo, criado para promover a cultura de inovação entre o corpo clínico e acadêmico do HCFMUSP e impulsionar iniciativas que potencialmente possam se transformar em patentes inovadoras para o setor da saúde.