O Centro de Desenvolvimento Infantil da FMUSP foi criado com base em uma nova visão que compreende o avanço do conhecimento sobre o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo e as mudanças sociais das últimas décadas, que desafiam os profissionais na abordagem de situações complexas na atenção à saúde da criança.

A criança precisa crescer e progredir de forma saudável em seu ambiente de vida, ampliando as perspectivas de futuro e superando os desafios das condições que ameaçam o seu desenvolvimento pleno. Nesse sentido, os melhores resultados tanto do ponto de vista individual, social e econômico têm sido obtidos por meio de estratégias que levam em conta os conhecimentos da neurociência.

Os estudos mostram que experiências precoces são críticas, à medida que podem afetar o desenvolvimento saudável das crianças. O segundo ponto levantado são as janelas de oportunidades para a promoção do crescimento e desenvolvimento saudável. E a terceira questão é a importância da prevenção das consequências de longo prazo da adversidade vivida na infância, que pode ser obtida com medidas protetivas nesse período.

O Centro de Desenvolvimento Infantil (CEDI) tem como objetivos estudar as interações entre ambiente e os indivíduos na fase de crescimento e desenvolvimento, e compreender o papel dos fatores adversos. A partir desse conhecimento, o CEDI pode avaliar e propor intervenções de promoção e proteção à criança, que contribuam para a criação de programas e políticas públicas.

O CEDI está estruturado sob a perspectiva interdisciplinar, interdepartamental e interunidades, abrangendo áreas de conhecimento complementares e que convergem para o desenvolvimento da criança.

O Centro compreende projetos de pesquisa nas áreas da interação ambiente-desenvolvimento e intervenções para o desenvolvimento infantil, captando recursos de agências de fomento para realização destas atividades (foto 1). No campo de ensino, semelhante aos centros internacionais o CEDI conta com atividades assistenciais, que são campo de treinamento para especialistas em desenvolvimento, além da inserção de alunos de graduação, residência, mestrado e doutorado nos projetos e programas em andamento. (foto 2) Como Centro de formação de recursos humanos, além do treinamento em serviço e da participação em projetos de pesquisa, oferecidos aos alunos de graduação e pós-graduação, são proporcionados projetos de capacitação e treinamento dirigidos a profissionais das áreas de saúde e educação (foto 3). No campo da transferência de conhecimento para a sociedade, a equipe do CEDI tem trabalhado em parcerias com diversos municípios brasileiros, para implementação e avaliação de programas e políticas públicas para o desenvolvimento da criança.