O Centro de Medicina do Estilo de Vida (CMEV), criado em 2021, congrega especialistas em Reumatologia, Pediatria, Ortopedia, Educação Física, Nutrição e Genética. Esta rara conjugação de especialidades tem produzido um programa avançado de pesquisas multi e transdisciplinares com enfoque na prevenção e tratamento de condições crônicas (doenças reumatológicas, diabetes do tipo 2, hipertensão arterial, obesidade, etc), por meio de intervenções de promoção de estilo de vida saudável, aliadas ou não a tratamentos medicamentosos ou cirúrgicos. Essa moderna abordagem científica e de aplicação médica – recentemente incorporada por instituições pioneiras como Harvard Medical School, Imperial College London e Princeton – tem o potencial de reduzir sobremaneira os impactos clínicos, populacionais e socioeconômicos de doenças provocadas (ou agravadas) por fatores comportamentais modificáveis (má alimentação, sedentarismo, tabagismo, etc). Por isso, atinge plenamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, notadamente o de promoção de Saúde e Bem-estar. De fato, as pesquisas realizadas pelo CMEV envolvem temas de fundamental importância ao Sistema Único de Saúde, tais como eficácia e segurança vacinal, rastreio de fatores de risco para doenças crônicas, promoção de atividade física e alimentação saudável, análises de custos associados ao adoecimento e à hospitalização.    

Para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa, o CMEV tem à disposição o IOT, que congrega todas as atividades de ensino, pesquisa e assistência do Departamento de Ortopedia, bem como a Disciplina de Reumatologia, que possui laboratórios no prédio principal da FMUSP (LIM-17) e também áreas dentro do próprio HC-FMUSP, o maior centro hospitalar da América Latina. Além disso, há parcerias em curso com Centros congêneres internacionais, com vistas ao ensino, à pesquisa e à assistência no campo da promoção  do estilo de vida saudável.   

As atividades de ensino conduzidas pelo CMEV também têm ganhado tração. Seus colaboradores oferecem 18 Disciplinas de Pós-graduação (3 em inglês). Mais de 85% dos docentes apresentam índice H maior do que 10, e 6 possuem índice H igual ou superior a 30. Oito são bolsistas Produtividade do CNPq (PQs) e 6 são Professores Titulares. Entre 2017 e 2020, os pesquisadores do CMEV produziram mais de 600 artigos científicos, com publicações em jornais prestigiosos como JAMA, Nat Med, Nat Commun, Nat Rev Rheum, JACC, The Lancet Rheum, etc.   

O CMEV foi gestado sob o moderno conceito da transdisciplinaridade, com a meta de alcançar liderança mundial em seu campo de atuação.