Notícias

Pesquisa foi selecionada entre centenas de trabalhos submetidos.

A aluna de doutorado da FMUSP e pesquisadora do Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (LACRE), Indyanara Cristina Ribeiro, foi uma das vencedoras do Early Career Physiologist Award. A premiação foi concedida a 10 pesquisadores em início de carreira que se destacaram pela excelência científica e pelo potencial de impacto de seus estudos. O reconhecimento foi entregue durante o American Physiology Summit, o mais importante evento internacional nas áreas de fisiologia humana e ciências biológicas, realizado entre os dias 23 e 27 de abril, em Baltimore, nos Estados Unidos.

Durante o congresso, promovido pela American Physiological Society (APS), a doutoranda apresentou os dados preliminares de seu trabalho intitulado “Carotid chemoreflex inhibition improves neural cardiovascular control in women with rheumatoid arthritis”, desenvolvido sob orientação do Prof. Dr. Hamilton Roschel e coorientação do Prof. Dr. Tiago Peçanha, docentes e membros do Centro de Medicina do Estilo de Vida da FMUSP.

O estudo investiga a contribuição do quimiorreflexo periférico na disfunção autonômica cardiovascular observada em mulheres com artrite reumatoide. “A pesquisa busca esclarecer um dos mecanismos fisiopatológicos que podem estar associados ao maior risco cardiovascular em pacientes com artrite reumatoide, algo ainda pouco compreendido na literatura”, explica Indyanara Ribeiro.

Além do prêmio, a pesquisadora também foi indicada ao Neural Control & Autonomic Regulation Award, que reconhece o melhor resumo da categoria voltada ao controle neural e à regulação autonômica. “O reconhecimento em um evento desse porte é muito significativo, especialmente por ser um espaço que reúne os principais pesquisadores da área. Fiquei extremamente honrada por representar a FMUSP e ter meu trabalho selecionado entre os melhores”, comemora.



Assessoria de Comunicação e Imprensa

Telefone: (11) 3061-7694 | E-mail: imprensa@fm.usp.br