Notícias

"Bel, a Experimentadora” foi escrito por Bruno Gualano, professor da Faculdade de Medicina e será lançado nesta quinta-feira, dia 24, no Instituto da Criança e do Adolescente.

O professor da Faculdade de Medicina da USP, Bruno Gualano, lança nesta quinta-feira, dia 24, às 11 horas, o livro "Bel, a Experimentadora" (pela Moah! Editora), no Instituto da Criança e do Adolescente. Um dos objetivos da obra é incentivar o letramento científico das crianças e seu papel transformador.

A obra conta com o apoio da FMUSP e tem o prefácio de Natália Pasternak, que destaca o valor do pensamento científico e mostra a ciência como algo presente e encantador para crianças e adultos.

Durante o lançamento, será promovido um debate sobre a (sub) representatividade de gênero e racial na Ciência e a importância da maior interação do (a) cientista com a comunidade. O debate terá a participação da Coordenadora do Escritório USP Mulheres, professora Adriana Alves e da doutoranda da FMUSP, Tamires Nunes, com mediação da jornalista Luiza Caires. O evento seguirá com a contação da história do livro feita por crianças.


Narrativa do livro

O autor apresenta Bel como uma menina que busca desvendar o porquê das coisas e para isso faz experimentações, bem ou malsucedidas, junto ao fiel escudeiro, o gato Galileu, despertando a atenção das pessoas. Seria Bel uma bruxinha má, como desconfiam as crianças do bairro? Ou uma pesquisadora mirim, cheia de dúvidas? Até onde nos levará a curiosidade dessa garota? São alguns dos questionamentos que a leitura provoca.

Para Gualano, um dos criadores do canal de divulgação Ciência InForma e colunista do jornal Folha de São Paulo, a ciência é um agente de transformação: “Se cada criança, em cada cantinho deste país, tivesse a oportunidade de descobrir o poder transformador do pensamento científico, tenho a convicção de que teríamos uma sociedade mais crítica, saudável, próspera e equitativa“, analisa ele. A narrativa é ricamente ilustrada pela artista gráfica e ilustradora Catarina Besse, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.



Projetos sociais

Por meio deste livro, o autor deseja contribuir para a popularização da ciência e do letramento científico das crianças ‒ e seus reflexos em âmbito social. Assim vem buscando apoio de organizações e empresas interessadas em fazer doações do livro a hospitais infantis e a projetos sociais voltados para as crianças. Nesta primeira edição, mais de 80% da tiragem será destinada à doação, com o apoio da Universidade de São Paulo e de algumas empresas parceiras, contemplando hospitais como o Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) e o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI).

Quem quiser colaborar ou propor parcerias, pode entrar em contato diretamente com ele pelo e-mail gualano@usp.br ou escrever à sua editora, heloisa@moaheditora.com.br

Serviço

Livro Bel, a Experimentadora – 32 páginas, brochura, colorido.

Lançamento: Quinta-feira, 24 de agosto, às 11 horas, no Instituto da Criança e do Adolescente – Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 647 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 05403-000

Mais informações pelo site da Moah! Editora