Notícias


A Associação Internacional para o Estudo da Dor, com mais de seis mil associados em todo o mundo, convidou o Prof. Daniel Ciampi de Andrade, do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), para participar, como editor, da Edição Especial da Revista PAIN Reports que elegeu, como tema, a Dor nos Países em Desenvolvimento.

O Prof. Daniel Ciampi é o Médico Responsável pela Ambulatório de Dor da Neurologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP e Vice-Coordenador do LIM-62. O ambulatório presta atendimento a 3000 doentes/ano que sofrem com a doença, desenvolve pesquisas e conduz cursos de especialização em dor. Além disso, alberga um programa de residência, de um ano de duração, específico para neurologistas interessados em se aprofundar no diagnóstico e tratamento da dor crônica e cefaleias.  

No artigo, o médico tece um panorama sobre a dor crônica e os desafios enfrentados pelos profissionais de países em desenvolvimento. A publicação, na íntegra, pode ser conferida pelo link https://journals.lww.com/painrpts/pages/default.aspx


CINDOR - USP

A dor crônica afeta 19% da população dos países em desenvolvimento. Para atualização dos profissionais, no que há de mais avançado no tratamento, a Neurocirurgia promoverá o maior congresso de dor da América Latina, o CINDOR-USP, idealizado pelo Prof. Manoel Jacobsen, Titular da Disciplina de Neurocirurgia do HCFMUSP. Este ano, o evento tem como tema “Os desafios para a próxima década”.  

O congresso reunirá pesquisadores nacionais e internacionais de diversas áreas médicas e demais profissões da saúde dedicados à assistência e pesquisa a doentes com dor crônica, de 20 a 23 de maio, no Centro de Convenções Rebouças. As inscrições já estão abertas. Elas podem ser feitas pelo site https://cindor.com.br/