O Prêmio Cidadão SP, principal homenagem a quem faz a diferença na cidade de São Paulo, foi concedido na categoria Ciência à pesquisadora científica Renata Bertazzi Levy, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e membro do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens-USP). A cerimônia foi realizada no último sábado, dia 25, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Renata Levy faz parte de um grupo que elaborou a classificação NOVA, que foi incorporada por agências internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), na elaboração de seus documentos e tem inspirado guias alimentares em vários países. “A NOVA mostra a alimentação de forma mais ampla, incluindo aspectos culturais e sociais, modos de comer adequado e sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis social e ambientalmente”, disse Renata Levy.
Considerada uma das cientistas mais influentes no mundo, em lista divulgada em novembro pela consultoria britânica Clarivate Analytics, Renata Levy declarou sobre o Prêmio Cidadão SP: “é o reconhecimento do nosso trabalho acadêmico, que tem impacto não só diretamente na ciência e na produção científica do Brasil, mas também, um impacto real na sociedade. A consequência mais imediata disso é o aumento da nossa visibilidade e o respaldo para continuarmos nossos projetos. E, quem sabe, com sorte, contribuir para a redução das assimetrias de gênero no meio acadêmico”.
Atualmente, a pesquisadora trabalha no NutriNet Brasil, um estudo que irá acompanhar os hábitos alimentares de 200 mil brasileiros por dez anos.
Na premiação, também foram contemplados na categoria Grande Homenagem: Eduardo Saron, dirigente do Itaú Cultural; Cultura: Hercules Gomes, pianista; Saúde: ONG Ipepo – Instituto da Visão; Economia Criativa: Paulo Borges, idealizador do SPFW; e em Cidadania: Eduardo Mofarej, fundador do RenovaBR. O Prêmio Cidadão SP é promovido pelo ReciproCidade e conduzido pelo jornalista Gilberto Dimenstein.
Conheça e participe do estudo NutriNet Brasil: clique aqui.