Notícias

O Prof. Protásio Lemos da Luz, cardiologista, pesquisador do Instituto do Coração (InCor) do HCFMUSP e Titular Sênior da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), foi condecorado com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe Grã-Cruz. A cerimônia de entrega ocorreu no dia 12 de julho, no Palácio do Planalto, e contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Ministra da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos.

A honraria parte de indicação do MCTI que, através de uma Comissão de especialistas, premia personagens nacionais e internacionais que tenham prestado contribuições relevantes à ciência e se destacado por suas qualidades intelectuais e acadêmicas.

“Fiquei muito satisfeito pelo reconhecimento por parte dos meus pares cientistas e pesquisadores“, diz o Prof. Protásio. Atuando no InCor desde os anos 70, ele se tornou uma figura proeminente no cenário científico nacional e internacional, com extensa lista de realizações que inclui a autoria e coautoria de mais de 500 trabalhos científicos, além de contribuições em mais de 70 capítulos de livros.

“Devo agradecer tanto ao InCor quanto à Faculdade de Medicina da USP, que me contemplaram com um ambiente propício, onde pude realizar meu trabalho“, diz o cardiologista. “Esse não é um reconhecimento individual, mas de um trabalho em equipe e, por isso, tenho que estender meus agradecimentos a todos meu associados.“

Atualmente, o Prof. Protásio se envolve na condução de pesquisas sobre lesões coronárias não obstrutivas. Através de novas possibilidades proporcionadas pela colaboração com o setor de informática do InCor e a empresa Neurotec (com apoio da Fundação Zerbini), houve um aumento significativo no rastreio de informações dos pacientes com esse quadro que passaram pelo Instituto do Coração, elevando a taxa de acompanhamento de 30% para 70%. Essa área de pesquisa é particularmente relevante, dado que existe uma escassez de dados, especialmente no contexto brasileiro.