Notícias

A recém-criada Preceptoria em Educação Médica, vinculada à Comissão de Graduação e ao Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM) da FMUSP, acaba de contratar dois bolsistas para as atividades de apoio acadêmico. O objetivo da nova Preceptoria é integrar as diversas atividades acadêmicas, incluindo disciplinas do Internato e do próprio Curso de Formação de Preceptores da FMUSP.

“Foram selecionados dois ex-alunos da FMUSP que vão auxiliar a coordenação do Curso de Formação de Preceptores no desenvolvimento de projetos de avaliação e inovação. Será uma ajuda valiosa em múltiplos aspectos do curso, permitindo o planejamento baseado numa avaliação mais detalhada dos processos”, avalia o Prof. Milton de Arruda Martins, presidente da Comissão de Graduação e responsável pela supervisão da nova Preceptoria, que terá co-supervisão da Profa. Patrícia Tempski, coordenadora do CEDEM.

“A nova Preceptoria representa um avanço no sentido de trazer para a gestão da FMUSP um olhar mais próximo do corpo discente. A figura do preceptor em nossa instituição é muito próxima do aluno, tanto que em menos de um mês já recebemos dúvidas e demandas de alunos. Além disso, a participação nas instâncias deliberativas e a promoção de mudanças para melhorar o ensino e a qualidade de vida dos estudantes também é um ponto chave da Preceptoria”, afirma Marina Alves Martins Siqueira, selecionada para o programa.

“É um programa inédito na FMUSP, porque as Preceptorias, em geral, estão associadas a alguma disciplina específica da Faculdade. Mas a nossa será ‘supradepartamental’, ou seja, teremos maior mobilidade para promover a integração das disciplinas. Poderemos auxiliar numa diversidade de aspectos, incluindo a revisão do currículo novo, o contato direto com os alunos de Graduação e o apoio no curso de Preceptores. Também teremos participação junto à Comissão Coordenadora de Curso (CoC)”, afirma Matheus Belloni Torsani, bolsista da nova Preceptoria.