No mês de setembro, a USP foi reconhecida como a melhor instituição de ensino superior da América Latina e do Caribe no prestigioso QS World University Rankings 2024, divulgado pela Quacquarelli Symonds (QS), prestigiosa empresa de pesquisa britânica. Essa conquista solidifica a posição da USP como uma das principais universidades do mundo.
O ranking QS abrange 430 universidades de 25 países da América Latina e do Caribe. A USP conquistou o primeiro lugar devido ao seu excelente desempenho acadêmico e excelência em pesquisa. Além disso, outras duas universidades paulistas, a Unicamp e a Unesp, também alcançaram posições entre as dez primeiras, com a Unicamp subindo para o terceiro lugar e a Unesp ocupando a décima posição.
Esse reconhecimento destaca a forte presença do Brasil no cenário de ensino superior da região, com um total de 13 instituições brasileiras entre as 50 melhores da América Latina e do Caribe, sendo 12 universidades públicas. O ranking do QS também mostrou melhorias significativas para as universidades brasileiras, com 35 instituições avançando em relação ao ano anterior.
A 13ª edição deste ano do QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024 apresenta um total de 430 instituições. Pela primeira vez, a QS expandiu a classificação para além da América Latina, incluindo as nações caribenhas da Jamaica, Granada e Trinidad e Tobago.