A CLINICS, revista científica oficial da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), alcançou o fator de impacto mais alto até hoje, de 2.365, em relatório referente ao ano de 2020, publicado pelo Journal Citation Reports (JCR), no dia 30 de junho de 2021.

O JCR tem destaque na comunidade científica de todo o mundo, porque oferece uma perspectiva para avaliação e comparação de periódicos por meio da acumulação e tabulação de contagens de citações e artigos de praticamente todas as especialidades nos campos da ciência. Ele lista um fator de impacto para cada um dos periódicos que avalia e que estão indexados na base de dados Web of Science, publicado anualmente pela Clarivate Analytics, dos Estados Unidos. Essa é uma importante ferramenta para auxílio aos pesquisadores na definição de onde publicar seus trabalhos e de quais periódicos devem ser usados em seus estudos, além de ser uma base para análises de bibliotecários quando precisam decidir sobre a aquisição ou não de obras literárias. O JCR avalia revistas de milhares de editores, de centenas de disciplinas e de mais de 80 países.

A CLINICS é um periódico eletrônico que divulga artigos revisados por pares em fluxo contínuo, possui como público-alvo médicos e pesquisadores da área de ciências médicas e biomédicas, e permite acesso livre aos artigos, assim que eles são publicados. Ela está entre as 10 revistas brasileiras de maior impacto do JCR e assume o primeiro lugar em medicina geral e interna.

Atualmente, o corpo editorial da revista é formado pelo editor chefe Prof.  Luiz Felipe Pinho Moreira, do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP, o editor associado Prof. José Maria Soares Junior, do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP, a supervisora editorial Kavita Kirankumar Patel-Rolim, e as assistentes editoriais Nair Gomes e Daniela Aquemi Higa, além de contar com um amplo corpo de colaboradores, divididos entre editores de áreas, conselho editorial e conselho de governadores.

“A progressiva elevação do fator de impacto da CLINICS nos últimos anos demonstra a qualidade e a relevância dos artigos publicados no período, sendo resultado de um trabalho cuidadoso desenvolvido pelos seus antigos e atuais editores. Esta situação tende a fortalecer a credibilidade e a importância da revista em nível internacional, tanto para os leitores e como também para os autores dos manuscritos submetidos”, afirma o Prof. Luiz Felipe Pinho Moreira, editor chefe da CLINICS.

Acesse a publicação sobre a CLINICS no Journal Citation Reports em: https://bit.ly/3yrFqxe.

Conheça a CLINICS: https://www.clinicsjournal.com/.