Notícias

A revista científica The Lancet Regional Health Americas publicou, este mês, o artigo Eficácia da quarta dose das vacinas COVID-19 contra COVID-19 grave entre adultos com 40 anos ou mais no Brasil: um estudo de coorte de base populacional. Entre os autores do estudo está o Dr. Felippe Lazar Neto, aluno de doutorado do Programa de Ciências Respiratórias da Faculdade de Medicina da USP, vinculado ao Instituto do Coração (InCor), orientado pelo Prof. Dr. Otavio Ranzani.

A pesquisa investigou a eficácia das doses adicionais de vacinas COVID-19 em meio ao surgimento de variantes mais resistentes e à queda na proteção das vacinas primárias. Os resultados revelaram que a quarta dose proporcionou uma proteção significativa contra formas graves da doença, mesmo em um cenário de combinações diversas de vacinas primárias e reforços.

"Neste estudo utilizamos métodos modernos de inferência causal em uma base com mais de 44 milhões de brasileiros e observamos que, quem tomou a quarta dose, teve maior proteção contra COVID-19 grave em comparação a quem tomou somente três doses, o que reforça a necessidade de manter a caderneta de vacinação contra COVID-19 atualizada conforme as recomendações dos órgãos competentes", explica o Prof. Dr. Otavio Ranzani.

A avaliação contínua da eficácia das doses adicionais das vacinas de reforço contra COVID-19, desempenham um papel fundamental na proteção da saúde da população e no controle da propagação do vírus.

O artigo completo pode ser acessado em: 


Assessoria de Comunicação & Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp