Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da USP

Pós-graduação

Pós-Graduação Lato Sensu

A Pós-Graduação lato sensu, isto é, a Residência Médica em Dermatologia constitui elemento essencial para as atividades do Departamento de Dermatologia.

Os docentes com o inestimável auxílio dos médicos assistentes do HCFMUSP dedicam significativo período de suas atividades para a formação dos novos especialistas, que cumprirão a função assistencial da especialidade perante a sociedade, e que não menos importante, constituirão contingente relevante do corpo discente da Pós-Graduação em Dermatologia, visto que é necessário ao médico, a conclusão da Residência Médica para ingressar na Pós-Graduação senso estrito como aluno. Diversos egressos da Residência em Dermatologia de nossa instituição tornaram-se professores em outras universidades. Além disso, na última década, cinco egressos tornaram-se membros do corpo clínico da Divisão de Dermatologia do HCFMUSP, tendo um deles concluído o Doutorado e os demais estarem cursando a Pós-Graduação.

A grande procura pelo programa de Residência do Departamento por parte dos recém-graduados em Medicina, tanto formados pela FMUSP quanto formados por outras escolas médicas, e o bem-sucedido desempenho dos egressos nas provas para a obtenção do Título de Especialista em Dermatologia (outorgado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira) são prova da excelência do Programa de Residência Médica em Dermatologia oferecido pelo Departamento.

O acesso à Residência Médica em Dermatologia se dá de forma direta, ou seja, o candidato opta pela especialidade no momento da inscrição no exame de residência, com duração de três anos.

A Dermatologia é área médica clínico-cirúrgica com interesse em todas as faixas etárias e estados fisiológicos (adolescência, gestação, climatério, etc.) e múltiplas subespecialidades (estudo da pele, cabelos, unhas, mucosas, doenças infecciosas, doenças de transmissão sexual, doenças tropicais, doenças inflamatórias e autoimunes, fotobiologia, distúrbios genéticos, tumores, procedimentos estéticos, envelhecimento, etc).

O programa de Residência Médica em Dermatologia, consoante as diretrizes estratégicas da USP, destaca-se na internacionalização do ensino, especialmente através do convênio com a University of North Carolina Chapel Hill, EUA e com o intercâmbio para estágios de nossos residentes na instituição americana.

Prova de excelência nessa área é a grande procura pelo Programa de Capacitação Internacional para Médicos Estrangeiros (PCPME), para qual o Departamento disponibiliza até duas vagas por ano. Nesse Programa são capacitados médicos estrangeiros de maneira idêntica aos médicos/alunos da Residência Médica da Divisão de Dermatologia do HCFMUSP.

Desde 1998 os residentes de 3o ano apresentam trabalho científico realizado sob a orientação de um docente/assistente sendo ao final submetidos a uma avaliação por publicação de artigo em revista científica indexada, e servindo muitas vezes como base para pesquisa a ser continuada pelo futuro egresso da Pós-Graduação strictu sensu. Essa atividade tem contribuído para aumentar a produção de artigos científicos pelo Departamento, estimulando o interesse de ingresso no curso de Pós-Graduação em Dermatologia.

Pós-Graduação Strictu Sensu (https://www.pos-graduacaodermatofmusp.com/)

O Programa de Pós-Graduação em Dermatologia da FMUSP foi instituído simultaneamente aos primórdios da regulamentação da pós-graduação senso estrito no Brasil (1972), e permanece há 46 anos com atividades ininterruptas. Foi o sétimo programa de Pós-Graduação a ser ativado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 10 de março de 1973, criado com cursos de mestrado e doutorado. É um dos 25 programas de pós-graduação strictu sensu da FMUSP e um dos 17 a oferecerem curso de mestrado e doutorado. É o único curso de pós-graduação senso estrito em Dermatologia atualmente vigente no país. Tem como proposta o preparo de docentes e pesquisadores no estudo do órgão pele na saúde e na doença, e suas inter-relações sistêmicas. Recebe e prepara alunos não apenas do Estado de São Paulo, mas também de outras regiões do Brasil e de outros países.  De acordo com a última classificação da CAPES (2016) é um dos 11 programas da unidade FMUSP classificado com a nota 5 (cinco). 

A estrutura curricular do curso é composta por disciplinas elaboradas com o objetivo de instrumentalizar o discente para as pesquisas relacionadas ao órgão pele (como estrutura com função de barreira físico-química e imune), nos processos fisiológicos e fisiopatológicos e de modo intimamente relacionado aos demais órgãos e sistemas do corpo humano.

As disciplinas credenciadas no programa compreendem: 1. Investigação em Dermatologia; 2. Base Técnico-Científica para Pesquisa em Imunodermatologia; 3. Imunidade Inata na Pele e Mucosa Oral - Métodos de Investigação; 4. Mecanismos Celulares e Moleculares nos Processos Autoimunes Cutâneos; 5. Junção Dermo-epidérmica - Métodos de Investigação nas Dermatoses Mecanobolhosas e Autoimunes; 6. Da Imunologia às Patologias de Pele: A Hanseníase como Modelo, uma Perspectiva Global; 7. Micoses Sistêmicas Emergentes e Reemergentes: Análise Crítica com Ênfase no Diagnóstico Laboratorial; 8. Avaliação Crítica de Métodos Especiais de Pesquisa em Micologia; 9. Investigação Clínica, Epidemiológica e Imunológica em Dermatites de Contato; 10. Investigação Clínica, Epidemiológica e Imunológica em Dermatoses Ocupacionais; 11. Patogênese do Câncer Cutâneo não Melanoma - Métodos de Investigação; 12. Metodologia Aplicada à Investigação das Proliferações Linfóides Cutâneas; 13. Medicina Baseada em Evidências na Área de Dermatologia.

As disciplinas são estruturadas essencialmente sob a forma de seminários e atividades práticas nos Laboratórios de Dermatopatologia, de Imunopatologia Cutânea e de Micologia da Divisão de Dermatologia do HCFMUP e nos Laboratórios de Investigação Médica do Departamento de Dermatologia da FMUSP (LIM53-Micologia Médica e LIM56-Investigação em Dermatologia e Imunodeficiências).

Os alunos são também instruídos, de acordo, com seus projetos de pesquisa, a aprenderem e utilizarem técnicas implantadas em outros Laboratórios Multiusuários da FMUSP, de outras Unidades da USP, assim como de outras Instituições de Pesquisa. Os alunos de mestrado e de doutorado direto são orientados a cursarem o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), destinado aos alunos de pós-graduação matriculados na Universidade de São Paulo e a integralizarem sua formação cursando disciplinas focadas no exercício da docência e da pesquisa. Destacam-se neste objetivo, os seguintes temas: método científico, epidemiologia, medicina baseada em evidências, na pesquisa em base de dados bibliográficos, ética, formação pedagógica, redação científica, bioestatística e softwares aplicados na confecção de bases de dados e de análise estatística.

O estudante de mestrado deve integralizar um mínimo de 96 unidades de crédito, sendo 16 créditos em disciplinas e 80 créditos na dissertação. O estudante de Doutorado, portador do título de mestre outorgado pela USP ou por ela reconhecido, deve integralizar um mínimo 184 de unidades de crédito, sendo 8 créditos em disciplinas e 176 créditos na elaboração de tese. O estudante de Doutorado, sem a obtenção prévia do título de mestre outorgado pela USP ou por ela reconhecido deve integralizar um mínimo de 200 unidades de crédito, sendo 24 créditos em disciplinas e 176 créditos na elaboração de tese.

Os estudantes devem demonstrar proficiência em inglês, tanto para o mestrado quanto para o doutorado. Aos alunos estrangeiros, além da proficiência em língua inglesa, também é exigida a proficiência em língua portuguesa. O Exame de qualificação é exigido tanto no curso de mestrado, quanto para o doutorado e doutorado direto.

O objetivo do exame de qualificação para o mestrado é avaliar o conhecimento adquirido e a capacidade do estudante em executar seu projeto de pesquisa. O objetivo do exame de qualificação para o doutorado é avaliar a capacidade do candidato para desenvolver de forma independente seu projeto de tese na sua área de pesquisa.


Linhas de Pesquisa

  • Dermatoses infecciosas e parasitárias
  • Imunodermatologia
  • Dermatite atópica
  • Dermatologia pediátrica
  • Imunomodulação experimental
  • Imunopatologia da infecção pelo HIV
  • Imunopatologia das imunodeficiências primárias e secundárias
  • Doenças bolhosas
  • Oncologia cutânea
  • Psoríase
  • Dentre outras