INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Um dos objetivos do CIGEN é coordenar o atendimento ambulatorial de doenças raras, inclusive através da possibilidade de oferta de teleinterconsultas. Estamos trabalhando para isso e no momento o fluxo de atendimento segue as regras vigentes no HCFMUSP e instituições parceiras como IB-USP e Instituto Jô Clemente (IJC). Portanto, o CIGEN hoje não tem a atribuição de acolher e/ou agendar pacientes de qualquer que seja a origem.

As demandas de marcações de consultas médicas para as diversas especialidades em toda a rede pública de atendimento de saúde na Capital e Grande São Paulo, incluindo o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, devem ser realizadas pelo Sistema CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, atualmente com a denominação de SIRESP – Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

A plataforma está disponível on-line às Unidades de Saúde nos endereços:https://www.cross.saude.sp.gov.br/ ou https://www.siresp.saude.sp.gov.br/ e contempla seis módulos de regulação: pré-hospitalar, urgências, leitos com e sem emissão de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), ambulatorial e indicadores.

O paciente pode procurar uma UBS – Unidade Básica de Saúde, AMA – Assistência Médica Ambulatorial ou AME – Assistência Médica Especializada próxima de sua residência para obter maiores informações de como proceder.

Há ainda um call center - LINHA RARA, uma linha telefônica de apoio nacional, oferecida pela ONG Instituto Vidas Raras, que esclarece dúvidas sobre doenças raras. O acesso às informações é feito pelo telefone gratuito: 0800 006 7868 ou e-mail: linharara@rarissimas.org.br.

O CIGEN agradece a compreensão.

Centro Integrado de Doenças Genéticas - CIGEN
Faculdade de Medicina da USP, 2º andar, sala 2212
Av. Dr. Arnaldo, 455 – Cerqueira César – São Paulo/SP – CEP 01246-903
e-mail: cigen@fm.usp.br