Notícias

Registros vêm sendo realizados desde 2019

Espaço de educação ambiental e alimentação saudável, a Horta da FMUSP também é lugar onde a biodiversidade transborda. Aos olhos mais atentos do técnico administrativo, Renato Sobral, os horários de descanso são dedicados ao hobby de capturar a beleza e o caráter único dos mais variados insetos que visitam e enriquecem o local.

Renato é formado em biblioteconomia e história pela USP e, há nove anos, cultiva o hábito de registrar a fauna. “Comecei primeiro com a observação de aves e, hoje, eu gosto de fazer fotografia de biodiversidade, mas como hobby mesmo, já que não sou profissional de fotografia e nem de biologia”, explica. Quando percebeu a riqueza de espécies da horta, ele resolveu começar a trazer a câmera na mochila todos os dias. Assim, aproveita os intervalos do trabalho para apreciar o ambiente e fotografar.

Apesar de estar localizada em área altamente urbanizada, longe de região de mata, na Horta foram registradas espécies incomuns. “Invertebrados sempre são difíceis de identificar. Aqui na FMUSP acredito que já registrei, pelo menos, 400 espécies”, detalhou Renato Sobral, que mantém um acervo cuidadoso na maior plataforma de ciência cidadã do mundo, o site iNaturalist (clique aqui).

FAÇA PARTE DA HORTA DA FMUSP

Em junho de 2024, a horta comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo completou 11 anos. Localizada ao lado do Prédio da Administração, é cultivada de forma voluntária por professores e colaboradores e conta com inúmeras opções de verduras, flores comestíveis, ervas, plantas e frutas, além de fazer parte da União de Hortas Comunitárias de São Paulo.

Percevejo Cosmoclopius nigroannulatus No site iNaturalist é o único registro dessa espécie no estado de São Paulo. 

Mariposa Ascalapha odorata Conhecida como Mariposa-bruxa, é comum mas fica mais difícil encontrá-la durante o dia.

Borboleta Ministrymon azia Chama atenção pela beleza e delicadeza. Foto publicada no calendário 2024 da Sociedade Brasileira de Zoologia.

Abelha cortadeira Megachile spAbelha solitária de difícil identificação, por isso está classificada só no gênero.

Besouro Diabrotica viridula No site iNaturalist existem apenas 2 registros dessa espécie no estado de São Paulo.